Porto de Paranaguá inicia obras do novo silo graneleiro

A construção de um novo silo graneleiro com capacidade para 107 mil toneladas confirmará a posição de liderança do Porto de Paranaguá como o maior terminal público exportador de soja do mundo.

Nesta semana, a empresa Tibagi Engenharia, Construções e Mineração Ltda iniciou as obras do novo silo público de 10 mil m², que estará ligado ao complexo Corredor de Exportação. A intenção é que o porto aumente seus volumes de embarque de grãos, que só em 2004 ultrapassaram 7,3 milhões de toneladas embarcadas.

?Nosso objetivo é fortalecer a liderança que o Porto de Paranaguá tem em relação à qualidade das operações e das mercadorias. Com este investimento, abriremos espaço para a recepção e embarques dinamizados. Buscaremos incrementar a vazão da soja e preencher a falta de espaço armazenador nos centros produtores?, disse o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião.

O novo silo horizontal do porto será construído ao lado do silo vertical, o conhecido Silão, que tem capacidade para 100 mil toneladas, e ocupará a área localizada nas proximidades da pêra ferroviária. A exemplo do Silão, a nova estrutura irá operar com o fluxo de grãos, ou seja, a mercadoria que chegar ao porto deverá estar nominada para ser imediatamente embarcada.

A nova estrutura, orçada em R$ 38,9 milhões, pagos com recursos próprios da Appa, será feita num prazo de 10 meses. Bruno Lacombe Miraglia, diretor geral da Tibagi, empresa que está no mercado há 25 anos, contou que a obra está sendo executada com o que há de mais moderno no setor.

?Esta é a segunda vez que realizamos uma obra no porto. Na primeira, na década de 80, atuamos junto com um consórcio de empresas nacionais, participamos da extensão do cais e hoje voltamos a atuar no porto público, depois de um período muito grande sem investimentos no setor de granéis. Traremos uma tecnologia inovadora e moderna, aplicada desde a fundação até a operação, proporcionando uma otimização aos processos de movimentação e armazenamento dos grãos?, revelou.

As atividades começaram há 60 dias com a preparação do terreno e remoção de entulhos. Desde segunda-feira, os operários iniciaram o trabalho pesado. Em seguida, começa a fase de fundações, que deve durar de 60 a 90 dias.

A construção do novo silo envolve não só a construção civil, como também a instalação de diversos tipos de equipamentos de transporte. Cerca de mil pessoas trabalharão na obra, desde a construção até a fabricação de equipamentos. O engenheiro da Tibagi, Fernando Albuquerque, contou que algumas etapas que seriam feitas futuramente pela Appa estão sendo antecipadas. ?Junto com empresas especializadas, estamos antecipando fases para otimização da obra?, comentou.

Estrutura moderna

O novo silo graneleiro do Porto de Paranaguá estará em sintonia com o que de mais novo existe no segmento portuário. Prova disso serão os dois novos tombadores com 25 metros de comprimento cada, que atenderão caminhões de grande porte, os chamados rodotrens.

Também será instalada uma balança rodoviária com capacidade para até mil toneladas. Serão implantados, ainda, sistemas para aspiração de pó e para renovação do ar, contribuindo para a limpeza, segurança e saúde dos trabalhadores que atuarão no novo armazém.

No total, serão disponibilizadas 12 correias transportadoras e 2 balanças de fluxo para atender 1,5 mil toneladas/hora. Se operar com duas linhas de expedição simultaneamente, o novo silo terá capacidade para embarque de 3 mil toneladas/hora.

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