Porto de Paranaguá apresenta projetos a deputados federais

O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Eduardo Requião, recebeu nesta sexta-feira um grupo de deputados federais que integram a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
A presença dos deputados em Paranaguá foi considerada pelo superintendente Eduardo Requião como uma importante oportunidade para apresentar o principal porto da América Latina na exportação de grãos, seus projetos e atividades.

“Somos o porto que movimentou em 2003 mais de 33,5 milhões de toneladas e gerou US$ 6,5 bilhões para a receita cambial brasileira e, neste ano, ultrapassaremos US$ 8 bilhões”, disse o superintendente.

Eduardo Requião acrescentou que as cargas de outros Estados também são exportadas por Paranaguá. “Isso porque outros portos estão congestionados e nós, com um cais de 2,6 quilômetros, 10% do tamanho do de Santos, movimentamos 50% do total registrado no porto paulista”.

Projetos

Entre os projetos apresentados à comitiva estava a construção de novo silo público, com capacidade para mais de 100 mil toneladas. Construído ao lado do chamado Silão, o novo armazém será responsável pelo aumento do fluxo de grãos no sistema público, passando das atuais 100 mil toneladas para mais de 200 mil toneladas.

O aumento da profundidade de calado, o Licenciamento Ambiental do Porto ? inédito no Brasil -, o Condomínio Parque Aduaneiro e a busca constante da qualidade dos serviços e dos produtos também foram pontos destacados por Eduardo Requião no encontro com os deputados.

Série

A presença dos parlamentares em Paranaguá fez parte de uma série de visitas que a comissão pretende fazer nos portos brasileiros, ferrovias, hidrovias, rodovias e nos demais pontos que influenciam a logística do Brasil.

Segundo o deputado Leonardo Vilela (PP-GO), presidente da comissão, a comitiva quer ajudar na solução dos gargalos que aumentam o Custo Brasil e diminuem a eficiência da logística de transporte no País.

“Paranaguá foi o primeiro porto a receber a comitiva, em virtude da sua importância e por exportar 30% dos grãos do Brasil e isso é extremamente importante para a economia brasileira”, disse o parlamentar.

Vilela acrescentou que, a partir da identificação dos problemas, serão cobradas soluções do Ministério dos Transportes e da Agência Nacional de Transportes Aqüaviários (ANTAq). “Estaremos também fazendo as ações políticas que couberem para auxiliar neste processo”, declarou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo