O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Eduardo Requião, recebeu nesta sexta-feira um grupo de deputados federais que integram a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
A presença dos deputados em Paranaguá foi considerada pelo superintendente Eduardo Requião como uma importante oportunidade para apresentar o principal porto da América Latina na exportação de grãos, seus projetos e atividades.
“Somos o porto que movimentou em 2003 mais de 33,5 milhões de toneladas e gerou US$ 6,5 bilhões para a receita cambial brasileira e, neste ano, ultrapassaremos US$ 8 bilhões”, disse o superintendente.
Eduardo Requião acrescentou que as cargas de outros Estados também são exportadas por Paranaguá. “Isso porque outros portos estão congestionados e nós, com um cais de 2,6 quilômetros, 10% do tamanho do de Santos, movimentamos 50% do total registrado no porto paulista”.
Projetos
Entre os projetos apresentados à comitiva estava a construção de novo silo público, com capacidade para mais de 100 mil toneladas. Construído ao lado do chamado Silão, o novo armazém será responsável pelo aumento do fluxo de grãos no sistema público, passando das atuais 100 mil toneladas para mais de 200 mil toneladas.
O aumento da profundidade de calado, o Licenciamento Ambiental do Porto ? inédito no Brasil -, o Condomínio Parque Aduaneiro e a busca constante da qualidade dos serviços e dos produtos também foram pontos destacados por Eduardo Requião no encontro com os deputados.
Série
A presença dos parlamentares em Paranaguá fez parte de uma série de visitas que a comissão pretende fazer nos portos brasileiros, ferrovias, hidrovias, rodovias e nos demais pontos que influenciam a logística do Brasil.
Segundo o deputado Leonardo Vilela (PP-GO), presidente da comissão, a comitiva quer ajudar na solução dos gargalos que aumentam o Custo Brasil e diminuem a eficiência da logística de transporte no País.
“Paranaguá foi o primeiro porto a receber a comitiva, em virtude da sua importância e por exportar 30% dos grãos do Brasil e isso é extremamente importante para a economia brasileira”, disse o parlamentar.
Vilela acrescentou que, a partir da identificação dos problemas, serão cobradas soluções do Ministério dos Transportes e da Agência Nacional de Transportes Aqüaviários (ANTAq). “Estaremos também fazendo as ações políticas que couberem para auxiliar neste processo”, declarou.