Porto de Antonina será ampliado

O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Eduardo Requião, anunciou nesta terça-feira em Antonina uma série de projetos para serem executados na cidade. O anúncio ocorreu durante encontro com o prefeito e a população da cidade no auditório da Estação Ferroviária do município. Entre os projetos, estão benfeitorias nas áreas de educação, cultura, habitação e portuária, como a dragagem no terminal portuário da Ponta do Félix e a instalação de um curso técnico portuário.

Segundo Eduardo Requião, a Appa destinará recursos suficientes para a reforma da atual sede do Porto Barão de Teffé, que será transformado num museu iconográfico. Os recursos também serão alocados para construção de uma nova sede administrativa, recuperação de armazéns e construção de dois novos berços para atracação de navios. A medida, explicou, visa recuperar o aspecto histórico do Porto de Antonina e alavancar sua movimentação de cargas, ampliando o leque de mercadorias.

"Estas são ações político-sociais que irão agregar mais atividades ao porto. Vamos abrir o Porto Barão de Teffé para a carga geral e ofereceremos mais berços para movimentação de produtos. As conseqüências naturais destas benfeitorias são a geração de empregos e o crescimento do Porto", avaliou.

De acordo com o prefeito Kleber Fonseca, a cidade começa a ter, a partir de agora, um novo ânimo. "Costumo dizer que o superintendente da Appa, Eduardo Requião, é o desfibrilador de Antonina, porque está dando nova vida à cidade, porque juntos traremos maior desenvolvimento para o nosso município", afirmou.

Ainda na área portuária, Eduardo Requião destacou o acordo firmado entre a Appa e o Terminal Portuário da Ponta do Félix, que prevê a retomada da dragagem naquele terminal, fazendo com que o calado alcance 9 metros.
Outro anúncio foi com relação à repactuação do contrato existente com o terminal privativo. O incentivo dado pelo dirigente portuário à movimentação de produtos do segmento da carga geral também acentua-se nos terminais portuários público e privado de Antonina.

"Além de cargas frigorificadas, a Ponta do Félix movimentará fertilizantes e carga geral. Enquanto cerca de 20 pessoas são disponibilizadas na movimentação de produtos a granel, até 300 envolvem-se diretamente na movimentação de mercadorias da Carga Geral, como madeira, papel, açúcar ensacado, entre outros", comparou o dirigente.

O diretor da Ponta do Félix, Juarez Moraes e Silva, acrescentou que as medidas anunciadas representam a revitalização da cidade de Antonina e de todo complexo portuário local.

Porto-comunidade

A exemplo de Paranaguá, onde o projeto "Porto Comunidade" acontece, através de planos criados para estimular a ligação entre a cidade e o terminal portuário, em Antonina também será desenvolvida a mesma iniciativa.

A recuperação do Colégio Brasílio Machado e a instalação de cursos do Ensino Médio e Pós-Médio, dedicados à área portuária, também foram apresentadas por Eduardo Requião como projetos idealizados e bancados pelo Governo do Estado, num total de R$ 1,2 milhão em investimentos.

"Este é o resultado da nossa preocupação com a comunidade e com a qualificação da mão-de-obra, para que estejamos sintonizados com o mundo e com as exigências mundiais", comentou o dirigente portuário.

A diretora do Colégio, professora Sueli Nico Pinheiro da Veiga, disse ter ficado emocionada com a recuperação do estabelecimento que tem sua história atrelada à do Paraná. "Este é o segundo mais antigo estabelecimento de ensino do Paraná, com 116 anos de existência. Depois de anos sendo degradado e esquecido pelas autoridades competentes, recebemos este presente que representa muito para toda a população. É um compromisso de campanha que está sendo concretizado pelo Governo Requião", disse a professora.

A parceria firmada entre a Appa e a prefeitura local fez com que mais benefícios fossem trazidos à cidade. "Depois de mantermos contato a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) tivemos a garantia da construção de 100 casas populares para os antoninenses de baixa renda. O terreno será doado pela prefeitura de Antonina e esta obra representará mais uma exemplo do que de positivo o Governo do Estado e o Porto de Paranaguá podem fazer em benefício da população", declarou Eduardo Requião. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo