O superintendente do Porto de Paranaguá, Eduardo Requião, determinou a criação de uma comissão de auditoria para fiscalizar a atuação dos oito terminais privados interligados ao Corredor de Exportação. A medida, prevista em duas portarias, visa investigar denúncias de práticas lesivas ao sistema portuário.

“Vamos coibir de forma enérgica e determinada quaisquer ações que se desviem da conduta ética que deve presidir em todos os terminais integrantes do complexo Corredor de Exportação”, afirmou Eduardo Requião.

A administração portuária, acrescentou, está preocupada com inúmeras alegações sobre a falta de mercadorias nos navios carregados no Corredor de Exortação. “É uma situação que fere a imagem do porto público de Paranaguá”.

Composição

A comissão de auditoria conta com a participação de representantes dos terminais privados interligados ao Corredor e de técnicos especializados em metrologia. Os trabalhos da comissão estarão baseados em quatro principais frentes.

Uma delas visa levantar os embarques feitos no Corredor nos últimos anos, comparando-se os registros feitos em terra, a bordo dos navios e pela Receita Federal. Outra frente buscará uma análise comparativa de possíveis não conformidades e freqüência.

O objetivo também é levantar a metodologia de aferição de balanças de recepção e expedição e, ainda, definir um sistema de monitoramento e medição do complexo graneleiro como um todo.

“Queremos abrir a caixa preta das balanças e aferições”, destacou o superintendente do porto. “Precisamos saber quais são as dificuldades criadas em nome de acordos perversos e obscuros”.

Segundo Eduardo Requião, o trabalho em conjunto realizado pela direção do porto e os terminais privados é pioneiro e mostra a preocupação da atual administração em manter a imagem de qualidade e segurança dos serviços executados e produtos movimentados.
O Corredor de Exportação é totalmente automatizado e interligado. Com capacidade de embarque de 9 mil toneladas/hora, o complexo graneleiro é composto por um conglomerado de quatro silos horizontais (com capacidade para 40 mil toneladas) e um vertical (para 100 mil toneladas), correias transportadoras, seis ship-loaders e outras estruturas.

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