Trazendo o Pan 2007 para a Sapucaí, a Portela foi a quarta escola a desfilar neste segundo dia de apresentação do Grupo Especial do Rio. A escola, que saiu da Avenida aos gritos de "É Campeã", reuniu vários esportistas entre os seus 4.200 componentes, 30 alas e oito carros alegóricos.

continua após a publicidade

Os irmãos e ginastas Daniele e Diego Hipólito desfilaram em um carro alegórico fazendo exercícios em dois aparelhos – na trave e na paralela. Eles foram muito aplaudidos principalmente quando fizeram acrobacias.

A escola recebeu R$ 1,8 milhão de patrocínio do Ministério do Esporte e usou seu símbolo, a águia, para convocar todos os brasileiros para os jogos pan-americanos.

A comissão de frente da Portela contou a história das primeiras modalidades esportivas que surgiram na Grécia antiga, como luta, dardo, arco e flecha, arremesso de peso e maratona. Os 15 integrantes vão fazer movimentos representando cada um desses esportes.

continua após a publicidade

Além dos irmãos Hipólito, um outro carro da Portela trouxe medalhistas como o jogador de vôlei Giovanni, a as ginastas Daiane dos Santos e Laís Souza. "Vou fazer tudo o que der para fazer em cima do carro", disse Daiane, que saiu no topo de um carro chamado ´As pratas da casa´, antes do desfile.

O ministro dos Esportes, Orlando Silva, também desfilou pela escola, na ala da diretoria. O ministro revelou que a Portela é a ´escola de coração´ e disse que era uma feliz coincidência pelo fato de tratar o tema sobre esporte.

continua após a publicidade

A ex-jogadora de vôlei Jaqueline e o medalhista olímpico Robson Caetano também participaram do desfile, saindo antes da comissão de frente.

O compositor Paulinho da Viola, que desfilou no último carro alegórico, disse que a Portela fez um desfile "muito bonito". "Eu achei tudo vibração e harmonia", disse ele. Já para o compositor Alfaiate, a apresentação foi perfeita. "Se a gente não levar, vamos ficar entre os seis primeiros colocados", avaliou.