Portela, Salgueiro e Beija-Flor foram as escolas que mais empolgaram o público presente na Marquês de Sapucaí no segundo e último dia de desfiles do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro. A animação das arquibancadas, porém, pode não se confirmar na apuração das notas dos juízes, na tarde da próxima quarta-feira, pois Portela e Beija-flor tiveram problemas com a evolução.
A azul e branca de Madureira, embora tenha chegado à dispersão ovacionada, aos gritos de "é campeã", correu nos 20 minutos finais da apresentação. A agremiação de Nilópolis também encerrou o percurso com pressa para não estourar o tempo regulamentar de 80 minutos. A escola chegou à dispersão 2 minutos antes do tempo determinado pela Liga das Escolas de Samba do Rio.
Já o Salgueiro fez um desfile tecnicamente perfeito. Depois que o último carro da vermelho e branco deixou a avenida, todos os presentes ficaram com uma certeza: o samba-enredo "Candaces", uma homenagem as antigas rainhas africanas que inspiram mulheres até hoje, será tocado novamente no desfile das campeãs do próximo sábado.
No primeiro dia de desfile, a Estação Primeira de Mangueira e a Unidos do Viradouro foram as escolas que mais se destacaram na Sapucaí, levantando o público.