O Portal da Inclusão é um programa destinado às pessoas que mudam de cidade em busca de emprego e melhores condições de vida. Iludidas pela falsa esperança de ascensão econômica, muitas vezes acabam ficando sem emprego, sem abrigo e passando por sérias dificuldades. O programa tem por objetivo auxiliar os migrantes para que se fixem na nova cidade ou então para que retornem às suas cidades de origem.

continua após a publicidade

?A maioria da população itinerante não vem do campo, mas sim do meio urbano, como demonstram pesquisas do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), através das quais o que se vê são municípios esvaziados e populações envelhecidas, enquanto outras cidades ficam superpopulosas?, avalia Samira Kauchakje, uma das elaboradoras do projeto.

O objetivo do Portal é atender adultos, oferecendo cuidados de higiene, alimentação, abrigo atendimento psicológico, confecção de documentos, além de encaminha-los para programas de assistência social, como o Bolsa Família, Luz Fraterna ou o Benefício de Prestação Continuada, para oportunidades de emprego e qualificação profissional, através das Agências do Trabalhador.

Para a implementação do programa serão aplicados inicialmente R$ 1.389.256,00 e a previsão é que sejam construídos seis Portais da Inclusão até o final deste ano, nas cidades que mais recebem migrantes, entre elas Curitiba.

continua após a publicidade