O Portal da Inclusão é um programa destinado às pessoas que mudam de cidade em busca de emprego e melhores condições de vida. Iludidas pela falsa esperança de ascensão econômica, muitas vezes acabam ficando sem emprego, sem abrigo e passando por sérias dificuldades. O programa tem por objetivo auxiliar os migrantes para que se fixem na nova cidade ou então para que retornem às suas cidades de origem.
?A maioria da população itinerante não vem do campo, mas sim do meio urbano, como demonstram pesquisas do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), através das quais o que se vê são municípios esvaziados e populações envelhecidas, enquanto outras cidades ficam superpopulosas?, avalia Samira Kauchakje, uma das elaboradoras do projeto.
O objetivo do Portal é atender adultos, oferecendo cuidados de higiene, alimentação, abrigo atendimento psicológico, confecção de documentos, além de encaminha-los para programas de assistência social, como o Bolsa Família, Luz Fraterna ou o Benefício de Prestação Continuada, para oportunidades de emprego e qualificação profissional, através das Agências do Trabalhador.
Para a implementação do programa serão aplicados inicialmente R$ 1.389.256,00 e a previsão é que sejam construídos seis Portais da Inclusão até o final deste ano, nas cidades que mais recebem migrantes, entre elas Curitiba.