Brasília – O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é comemorado neste domingo (3) em todo o país. Mas 14 anos depois da instituição da data pelas Nações Unidas, os brasileiros portadores de deficiência têm desafios a enfrentar.
Entre esses desafios estão a adaptação do ambiente físico e a conscientização da sociedade sobre os diversos tipos de deficiência existentes, segundo a titular da Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde), Izabel Maria Madeira.
"As pessoas com deficiência não são iguais entre si. Existe a deficiência visual, a auditiva, a física, a intelectual ? e cada situação tem uma solução diferente. Precisamos da legenda na televisão para as pessoas com deficiência auditiva. Outros que usam a Libras [Língua Brasileira de Sinais] precisam da janela e do intérprete. As pessoas cegas precisam de metodologias de acesso à leitura", disse Madeira, em entrevista à Rádio Nacional AM.
De acordo com o Censo de 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 14,5% da população têm algum tipo de deficiência ou incapacidade.
No Rio de Janeiro, a data será lembrada com uma passeata pela sensibilização, na Praia de Copacabana. Os organizadores esperam mais de 10 mil pessoas, entre elas deficientes, artistas, representantes da Igreja e de organizações não-governamentais.
Em Brasília, o Instituto Cultural e Profissionalizante de Pessoas com Deficiência do Distrito Federal (ICP) promoverá apresentações culturais e atividades recreativas para crianças.