O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi informado na manhã de hoje, pelo ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos, da libertação do repórter da Globo Guilherme Portanova, seqüestrado em São Paulo. Em conversa por telefone da capital paulista, Bastos fez uma avaliação ao presidente do problema da violência no Estado.

continua após a publicidade

O ministro, que estava em São Paulo, já seguiu para Brasília, onde participa à tarde da reunião do grupo de coordenação política, no Palácio do Planalto. Durante a reunião, Lula e os ministros mais influentes vão discutir as recentes ondas de violência em São Paulo atribuídas à facção criminosa PCC.

Em plena campanha pela reeleição, Lula quer ouvir dos ministros a avaliação também do papel que o governo federal deve exercer diante da opinião pública no enfrentamento da crise da violência. O Planalto e os partidos oposicionistas PSDB e PFL travam guerra sobre o assunto, cada um transferindo a responsabilidade no caso para outro.

Também devem participar da reunião no Planalto os ministros Tarso Genro (Relações Institucionais), Dilma Rousseff (Casa Civil), Guido Mantega (Fazenda) e Luiz Dulci (Secretaria Geral), além do vice-presidente José Alencar.

continua após a publicidade