O brasileiro Kaio Márcio Almeida conquistou a medalha de bronze na prova dos 50 metros borboleta do Mundial de Natação em piscina curta (25 metros). Foi a prova mais equilibrada da competição até agora: ele marcou 23s07, apenas dois centésimos atrás do vencedor, o australiano Matt Welsh, que fez o tempo de 23s05.
A medalha de prata ficou com o ucraniano Sergiy Breus, que marcou o tempo de 23s06. O tempo de Kaio foi bem inferior ao de seu recorde mundial na prova, de 22s60.
Na noite deste sábado, pelo horário de Brasília, ele nada as eliminatórias dos 200 metros borboleta. Se ficar entre os oito melhores, disputa a final no domingo pela manhã.
Pelo menos um brasileiro já está garantido numa final deste domingo: a dos 100 metros livre. César Cielo Filho marcou o melhor tempo entre todos os semifinalistas, neste sábado: 47s75.
O Brasil tem tradição nessa prova em Mundiais de piscina curta: em 1993, em Palma de Mallorca, na Espanha, Fernando Scherer foi ouro, e Gustavo Borges, prata. Borges repetiria o segundo lugar em mais duas ocasiões: no Rio, em 1995, e em Gotemburgo, na Suécia, dois anos depois.