A pesca amadora e profissional nos rios do Paraná está proibida por causa da piracema, período em que os peixes se reproduzem. A proibição começou hoje e termina em 28 de fevereiro de 2005. Este ano o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) está intensificando a fiscalização com o auxílio da Força Verde, que conta com um helicóptero, dois motoplanadores, um avião e barcos.
Os rios afetados pela proibição são aqueles que nascem e terminam dentro do Estado – Tibagi, Piquiri, Ivaí, Ocoi, São Francisco Falso e São Francisco Verdadeiro. Também não é permitido pescar em áreas de alagados, lagos, banhados, canais ou poços que recebam água desses rios. As cercanias das barragens (1.500 metros à esquerda e à direita) também estão protegidas.
A pesca amadora é permitida às margens de rios ou reservatórios artificiais, com uso de linha de mão, caniço e molinete. Os pesque-pague registrados no Ibama, Ministério da Agricultura e IAP também estão liberados.
Punição
Quem descumprir as normas será multado em R$ 700,00, além de R$ 10,00 por quilo de peixe. Também pode ser condenado à prisão por período de 1 a 3 anos.