Pesquisa elaborada pelo Instituto Sensus a pedido da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) mostra que a avaliação dos brasileiros em relação ao desempenho pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu, se comparada ao fim do ano passado. Segundo o levantamento, o índice recuou de 69,9%, em dezembro, para 65,3%, em janeiro. Esse e outros números foram divulgados nesta terça-feira.
De acordo com a pesquisa, comparada ao primeiro mês de mandato, a popularidade de Lula caiu 18,3 pontos. Em janeiro de 2003, ela era de 56,6%. No mês passado, este índice atingiu 39,9%. Ainda conforme a pesquisa, a avaliação negativa do presidente Lula subiu de 12,9% para 15,1%.
Além disso, as pessoas começam a cobrar o cumprimento de promessas de campanha. Do total de entrevistados, 42% acreditam que elas não estão sendo cumpridas – na última pesquisa, realizada em agosto, este índice estava em 34%.
Em outra parte do levantamento, é possível observar o nível de satisfação dos entrevistados em relação ao bolso. De acordo com a pesquisa, 35% dos entrevistados responderam que tiveram uma melhora na situação econômica. A avaliação da situação sócio-econômica do país foi considerada positiva por 55,5%.
A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 4 e 6 de fevereiro. Ao todo, 2 mil pessoas em 195 municípios do Brasil foram ouvidas. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos.