A Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, retira por dia 5 toneladas de papel, cigarros, plásticos e entulhos jogados pela população em bueiros e galerias pluviais da cidade.
"Todo panfleto ou um toco de cigarro jogado nas ruas acaba caindo nas caixas de captação de águas, entupindo galerias e provocando alagamentos", diz o secretário municipal de Obras Públicas, Mário Tookuni.
Somente neste ano, o Departamento de Obras e Saneamento limpou 1.240 caixas de captação e 6.200 metros de galerias do centro da cidade, região que concentra o maior volume de lixo. "As equipes encontram também grande quantidade de gordura jogada por lanchonetes e pipoqueiros nos bueiros", diz o diretor de Saneamento, Augusto Meyer.
A limpeza no centro é dificultada pelo trânsito. Para executar o serviço, o Distrito de Galerias precisa trabalhar do início da noite, quando diminui o número de veículos na rua, até às 22 horas, por causa do barulho. Em alguns bairros da região central o trabalho tem que ser feito com mais freqüência, como na Vila Torres, onde boa parte do material reciclável recolhido pelos carrinheiros da comunidade acaba indo para os bueiros.