População de Quatiguá já tem sistema de esgotamento sanitário

Com população urbana em torno de 6 mil habitantes, a cidade de Quatiguá, a 40 quilômetros de Santo Antônio da Platina, conta agora com um sistema completo de coleta e tratamento de esgoto. A Sanepar já implantou 14 mil metros de rede coletora e 534 ligações que atendem a 30% da população. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) foi concluída em novembro, com investimento de R$ 1,9 milhão.

Nos próximos dias, a prefeitura de Quatiguá inicia a implantação de mais 5 mil metros de rede coletora, com previsão para realizar 300 ligações. O convênio com a concessionária também prevê implantação de mais 5 mil metros, chegando a 24 mil metros de rede. Nesta primeira etapa, 50% da população terá acesso ao serviço. Hoje, em Quatiguá, existem cerca de 2.100 ligações de água. Dessas, 20% pagam os valores da Tarifa Social. Neste sentido, o serviço de esgotamento sanitário pode custar apenas R$ 2,50, para uma família de quatro pessoas.

A ETE Ribeirão Bonito foi dimensionada para tratar 15 litros de esgoto por segundo (54 metros cúbicos por hora), comportando a demanda de 100% da população. Até então, o esgoto era lançado in natura na cabeceira do Rio Jacaré, um dos responsáveis pelo abastecimento da cidade.

Segundo o gerente da Unidade Regional de Santo Antônio da Platina, Marcos Carvalho, a nova estação vai beneficiar não apenas Quatiguá, mas também a população de Joaquim Távora e Jacarezinho, cidades também abastecidas pelo Rio Jacaré. Os três municípios têm cerca de 55 mil habitantes. ?Essa obra é o início da recuperação do Rio Jacaré, que sempre foi utilizado pelos moradores para a pesca e o lazer. A população vai ter mais qualidade de vida, além de ter seus imóveis valorizados?, avalia Marcos.

O promotor da Comarca de Joaquim Távora, Almir Carreiro Jorge Santos, que atende os municípios de Quatiguá e Guapirama, afirma que a obra trará benefícios diretos à saúde de todos. ?Estudos já comprovaram que qualquer investimento em saneamento traz incremento à saúde da população e, conseqüentemente, redução nos custos dessa área. Esse é um fator preponderante?, afirma.

Meio ambiente

Uma das grandes preocupações do atual Governo está na qualidade da água dos mananciais. A Diretoria de Meio Ambiente da Sanepar, criada no primeiro ano do mandato de Roberto Requião, tem forte atuação na redução dos passivos ambientais e na recuperação dos recursos hídricos. A obra em Quatiguá era reivindicação bastante antiga da população daquela região, que acompanhou durante os últimos anos a degradação do Rio Jacaré.

O lançamento de esgoto in natura agravou a situação do rio, que, em 10 anos, teve queda de 60% em sua vazão. O prefeito de Quatiguá, Efraim Bueno de Moraes, avalia que o serviço de coleta e tratamento de esgoto é fundamental para o meio ambiente no município. A implantação de rede coletora pela prefeitura é, para ele, a obra mais importante de sua gestão. ?Esta obra é uma demonstração de que tanto a Sanepar como a prefeitura estão preocupadas com a vida do Rio Jacaré e com a qualidade de vida de todos?, diz.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo