A comunidade pobre, com renda de até três salários-mínimos, de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, já tem acesso à assistência jurídica sem custos com a instalação do Serviço de Assistência Judiciária.
O serviço foi instituído através de convênio firmado na última sexta-feira entre a Secretaria da Justiça do Paraná, Prefeitura e Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais e Faculdade Metropolitana de Curitiba (Famec).
O serviço vai atender à população sem recursos financeiros em processos das áreas criminal, cível, de família e de defesa do consumidor. De acordo com o advogado Joran Pinto Ribeiro, da Secretaria de Justiça, a pasta vai dar o suporte técnico ao programa. A Famec, por meio de estudantes do curso de Direito, será responsável pelo estudo dos casos, enquanto a prefeitura e câmara vão fazer a triagem dos beneficiários.
O secretário da Justiça e da Cidadania, Jair Ramos Braga, ressaltou que esta ação reforça a formação dos estudantes voluntários. ?Eles vão ter noção real das atividades do Direito?. Braga também lembrou que parcerias que visem o bem-estar social, especialmente da população economicamente carente, ?é um dos pilares do Governo Roberto Requião?.
O prefeito de São José, Leopoldo Meyer, disse que a implantação deste programa ?vem de encontro aos anseios da população desta cidade?. Diretor da Famec, Almeri Paulo Finger definiu o trabalho da instituição como ?justiça com cidadania?, e agradeceu o envolvimento dos poderes públicos estaduais e do município.
Coordenador do curso de Direito da Famec, João Carlos Zolandeck explicou que 150 estudantes a partir do segundo ano estarão participando do projeto. ?O Serviço de Assistência Judiciária funcionará como um escritório-modelo, supervisionado pelos nossos professores, na intenção cumprir uma boa formação aos acadêmicos e no papel social, agregando forças para melhor atender à nossa comunidade?, completou.
Zolandeck aproveitou a ocasião e prestou uma homenagem chefe de gabinete da Secretaria de Justiça, Mara Catarina Mesquita Lopes Leite, entregando uma placa pelos seus serviços na Assessoria Jurídica da pasta, em programas de assistência jurídica gratuita para a população pobre, por meio de parcerias.