População aprova bases móveis para policiamento ostensivo

As bases móveis de policiamento ostensivo da Polícia Militar tiveram a aprovação de comerciantes e moradores. Na última terça-feira (24), o primeiro dia de utilização efetiva dos furgões que apóiam as equipes do Projeto Povo, as bases foram instaladas em quatro bairros de Curitiba. Cada batalhão da PM que recebeu o furgão faz uso do equipamento conforme as necessidades locais.

A base fica parada num ponto do bairro durante um tempo pré-determinado de permanência. Em seguida, é alocada em outro ponto da cidade. Entre 8h e 22h a base passa por vários locais. O furgão é equipado com rádio fixo, rádios portáteis, telefone celular e ponto de telefonia para conexão com a internet.

Um dos furgões atuou na prevenção à criminalidade no bairro Cajuru. Entre 15h e 15h50min a base móvel esteve parada numa das esquinas da Rua Filipinas, nas proximidades do terminal de transporte coletivo do Centenário. O atendente de farmácia Valdemir Lima foi um dos que aprovaram a novidade. ?Acho excelente. A gente pode trabalhar mais tranqüilo. Esse é o módulo ideal. Um posto fixo eu acho inviável?, afirmou. ?Já tivemos o módulo fixo e não foi aprovado?, avaliou.

Para a comerciante Neuza da Silva, que tem uma sapataria na Rua Filipinas, a cerca de duas quadras de onde estava parado o furgão, ?onde tem polícia não tem ladrão? e o fato de a base móvel poder ?andar? pelo bairro é uma boa surpresa. ?Módulo fixo não dá. O ladrão sabe que a polícia está parada em um lugar só. Com esse carro, a polícia estará em toda parte ao mesmo tempo?, disse ela.

Na esquina oposta àquela em que a base móvel cumpria o policiamento ostensivo durante 50 minutos o vendedor de espetinhos Jorge Lopes de Camargo também aprovou a iniciativa. ?É o mais correto. A polícia está aqui e em todo o bairro o tempo todo?, comentou. Para o vendedor, esta é a forma mais acertada de prevenção de crimes. A aposentada Maria Jacira da Silva mora na Fazendinha e passava pelo Cajuru para visitar a mãe. ?Quando a polícia se movimenta tem mais oportunidades de ver o que está acontecendo no bairro?, disse ela.

Resultado

Exatamente às 15h50, os policiais da base móvel de policiamento ostensivo e os policiais do Projeto Povo Cajuru mudaram de lugar. Eles estacionaram o furgão na esquina das ruas Filipinas com Sebastião Marcos Luiz. Ali, ao chegar, estenderam o toldo e abriram a porta lateral do veículo, para poder atender ao público. Ao mesmo tempo, era possível observar resultados práticos no entorno. Quatro rapazes que pararam num carro de passeio no semáforo perceberam a presença dos policiais e imediatamente colocaram o cinto de segurança, que não usavam até então. Para o tenente Juliano Caciatori, este tipo de resultado contribui para a melhoria da segurança de forma geral. ?Estamos percebendo que a população está aprovando as bases?, avaliou.

A Polícia Militar recebeu da Secretaria da Segurança Pública quatro furgões para serem usados na nova etapa do Projeto Povo em Curitiba. Outras sete bases móveis vão para Maringá, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu. Em Curitiba as bases foram usadas, além do bairro Cajuru, no Boqueirão, na Vila Hauer, no Portão, no centro e em Santa Felicidade.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo