Complicou a situação? Nada que uma boa lata de espinafre não resolva.
Era assim com o marinheiro Popeye ? quem não se lembra? ? quando precisava de uma dose extra de força para combater, quase sempre, o mal-encarado Brutus em defesa de sua (feia) musa Olívia Palito. Por ser o espinafre considerado uma das verduras mais ricas e nutritivas, ganhou esse espaço especial nas histórias em quadrinhos, formando um dos primeiros heróis que vimos na televisão. O inconveniente era a lata, a conserva ? nem chega aos pés da verdura fresca -, bem de acordo com os padrões norte-americanos da época, atingindo até os dias de hoje.
Há dois tipos de espinafre: o mais comum, de folhas pequenas e arredondadas, e o espinafre-da-holanda, de folhas grandes e espessas. De qualquer forma, o espinafre é um alimento muito rico em ferro, sódio, potássio e vitamina A. Possui poucas calorias e por isso é recomendado em regimes de emagrecimento. Só tem uma contra-indicação: como é laxativo e estimulante da secreção gástrica, não é aconselhado para pessoas com gastrite ou úlcera estomacal.
O espinafre deve ser cozido sem água. Ou seja: deve cozinhar somente com o vapor que se desprende do seu próprio suco. Basta que a panela esteja úmida e o fogo baixo. Abafe por 8 a 10 minutos, mexendo a cada 3 minutos. Pode ser usado como recheio em uma série de pratos, como raviólis, canelones, tortas ou carne recheada. Também pode estar em cremes, sopas, pudins, suflês, cozidos e croquetes. O espinafre cozido com alho e óleo acompanha muito bem carne assada, costela de porco ou bacon frito. Passado na manteiga ou servido com molho branco, combina com carnes e assados em geral.
As receitas
Molho branco é o contraponto ideal para o espinafre em muitos casos. Como esse Gratinado de linguado à fiorentina (fiorentina é o termo usado para pratos que têm como acompanhamento o espinafre), que tem fácil execução e ótimo efeito final. O espinafre refogado serve de cama para o peixe, coberto com o molho branco gratinado. Pronto, é só servir.
Para começar a refeição, a idéia pode ser um Flã de espinafre e camarão, que chama a atenção pelo forte e apetitoso tom verde do prato.
O chef Sérgio Arno, do Restaurante La Pasta Gialla, propõe uma receita com base do tragliatelle de espinafre produzido pela casa e que mexe com o paladar: Tagliatelle de espinafre com camarão, abobrinha e hortelã, um dos pratos mais concorridos na casa. O espinafre, aí, está na própria composição da massa verde. Que pode ser feita em casa, com o aproveitamento do espinafre cozido e batido no liquidificador para compor a base da massa de ovos e farinha.
Outra dica interessante do uso do espinafre na culinária vem de Denyse Madruga Porto, aluna do curso de Chef de Cuisine ? Restaurateur do Centro Europeu. Ela criou o Arroz verde, que é um arroz cozido com espinafre batido e cenoura em cubos. E que tem uma charme especial no acabamento, decorado com cubos de cenoura e folhas do espinafre.
Os franceses certamente proporiam uma quiche. Quiche de espinafre e salmão defumado, por exemplo. Feito com massa folhada, leva menos de uma hora para ficar pronto. E vai bem tanto de entrada como para o lanche de fim de tarde.
Já os italianos sugeririam nhoque (gnocchi, que é como eles escrevem). Nhoque de espinafre na manteiga, saborosíssimo e sem nenhum segredo. E com uma interessante variação no momento de servir, a partir da mesma receita básica: Muffins de nhoque de espinafre com tomatinhos, que só mudam de rumo na hora do acabamento, indo um para a panela e outro para o forno.
Boas opções, não é mesmo? Então, bom apetite!
Tagliatelle de espinafre com camarão, abobrinha e hortelã
Por Sérgio Arno, chef do Restaurante La Pasta Gialla
Ingredientes:
– tagliatelle de espinafre La Pasta Gialla – 100 g
– abobrinha italiana – 60 g
– manteiga – 30 ml
– alho – 5 g
– cebola – 10 g
– vinho branco – 30 ml
– fundo de peixe – 20 ml
– folhas de hortelã – 6 folhas
– tomate concassé (tiras) – 40 g
– sal – 2 g
– pimenta – 1 g
Modo de fazer:
Refogue na manteiga a abobrinha cortada em meia lua, o alho e a cebola. Junte o camarão no final e deglace com vinho branco. Coloque o fundo de peixe e a hortelã picada, finalize com o tomate concassé cortado em tiras.
Corrija o sal e a pimenta e junte à massa cozida.
Rendimento: 1 porção.
Arroz verde
Por Denyse Madruga Porto, aluna do curso de Chef de Cuisine ? Restaurateur do Centro Europeu
Ingredientes:
2 xícaras de arroz limpo
100 g de manteiga
1 cebola média ralada
1 dente de alho picado
4 xícaras de caldo de carne
um maço de espinafre
sal e pimenta a gosto
1 lata de creme de leite
queijo parmesão
1 cenoura picada em cubinhos
Modo de fazer:
Lave o espinafre e separe em duas porções iguais.
Uma porção do espinafre bata no liquidificador com o caldo de carne e reserve.
A outra metade deixe cozinhar e pique na faca.
Refogue a cebola e o alho na manteiga, até que a cebola fique transparente. Junte o arroz e refogue até que seque. Junte o espinafre batido com o caldo de carne e a cenoura em cubos, tempere com sal e pimenta. Deixe ferver por uns minutos, até que esteja quase seco. Junte o espinafre. Quando estiver seco, junte o creme de leite e o queijo ralado, mexendo bem e desligue o fogo.
O espinafre deve ser picado bem miudinho. Não esqueça de espremê-lo após o cozimento, deixando-o bem sequinho.
Rendimento: 4 porções.
Gratinado de linguado à fiorentina
Ingredientes:
4 filés de linguado
3 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 xícaras de leite
1 maço de espinafre
2 colheres de sopa de cebola picada
4 colheres de sopa de parmesão ralado
sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
pitada de noz-moscada
Modo de fazer:
Tempere os filés de linguado com sal e pimenta-do-reino e reserve.
Coloque em uma panela pequena 2 colheres de manteiga e a farinha, leve ao fogo e, misturando sempre, incorpore a manteiga à farinha. Cozinhe por 1 minuto e acrescente o leite aos poucos, misturando sem parar.Cozinhe este molho branco por 10 minutos em fogo baixo. Tempere com sal e pimenta-do-reino e reserve.
Lave bem as folhas de espinafre, conservando os talos mais finos, e coloque em uma panela. Tampe e cozinhe em fogo baixo até que o espinafre esteja macio, cerca de 5 minutos. Coloque em uma frigideira a manteiga restante e a cebola picada, refogue até que a cebola esteja macia e transparente. Acrescente as folhas de espinafre cozidas e refogue rapidamente para secar o excesso de água. Tempere com pouco sal e pimenta-do-reino.
Forre o fundo de uma forma refratária com o espinafre e ajeite os filés de linguado por cima. Cubra com o molho branco, salpique com o queijo parmesão e leve ao forno, por cerca de 20 minutos ? até dourar a superfície.
Rendimento: 4 porções.
Flã de espinafre e camarão
Ingredientes:
2 ovos
150g de camarões pequenos, limpos
150g de espinafre
1 colher (sopa) de creme de leite fresco
Cebolinha picada
60g de queijo roquefort
½ cebola picada
1 colher (sopa) de manteiga
Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
Modo de fazer:
Aqueça a manteiga e refogue a cebola até murchar. Junte os camarões e refogue mais um pouco. Cozinhe o espinafre no vapor, por poucos minutos.
Em uma tigela, bata os ovos com o creme de leite, a cebolinha, o sal e a pimenta. Junte os camarões e o espinafre.
Unte dois pequenos ramequins e despeje dentro a mistura de espinafre. Esparrame por cima o queijo.
Cozinhe em banho-maria, em forno moderado, por cerca de 30 minutos. Deixe esfriar desenforme.
Sirva com torradas, como entrada.
Rendimento: 2 porções.
Quiche de espinafre e salmão defumado
Ingredientes:
1 caixa de massa folhada laminada
3 ovos
100ml de creme de leite fresco
350g de espinafre
100g de salmão defumado cortado em pedaços
100g de queijo gruyère ralado
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
Modo de fazer:
Pré-aqueça o forno a 200º.
Forre o fundo de uma forma com a massa folhada.
Lave o espinafre e refogue na manteiga. Deixe esfriar e corte-os grosseiramente.
Em uma tigela, misture os ovos, o creme de leite e o queijo ralado. Junte o espinafre. Tempere com sal e pimenta.
Arranje os pedaços de salmão sobre a massa e ponha a mistura por cima. Leve ao forno por cerca de 40 minutos, até que doure a superfície.
Rendimento: 4 porções.
Nhoque de espinafre na manteiga
Ingredientes:
600g de folhas de espinafre já limpas
200g de farinha de trigo
200g de ricota
3 ovos
1 cebola picada
100g de manteiga
1 maço de sálvia
1 pitada de noz-moscada
40g de queijo parmesão ralado
40g de queijo pecorino em lascas
Farinha de trigo para a elaboração
Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
Modo de fazer:
Cozinhe o espinafre no vapor.
Refogue a cebola na metade da manteiga até murchar. Escorra o espinafre, esprema e triture com a ponta de faca. Misture com a cebola refogada e transfira para uma tigela grande. Deixe esfriar e adicione a ricota esmigalhada, a farinha peneirada, o parmesão, os ovos, a noz-moscada, o sal e a pimenta. Misture bem até conseguir um composto homogêneo.
Molhe ligeiramente as mãos com água ou passe um pouco de óleo de cozinha para poder moldar a massa em pequenas esferas, do tamanho de nozes, enfarinhando ligeiramente e depositando, uma a uma, em um prato com um fundo de farinha.
Cozinhe os nhoques em uma panela grande, com água abundante e ligeiramente salgada. Retire os que forem subindo à superfície com uma escumadeira e arrume-os diretamente nos pratos individuais.
Aqueça a manteiga restante com as folhas de sálvia e despeje por cima dos nhoques, completando com as lascas de pecorino.
Rendimento: 4 porções.
Muffins de nhoque de espinafre com tomatinhos
Ingredientes:
600g de folhas de espinafre já limpas
200g de farinha de trigo
200g de ricota
3 ovos
1 cebola picada
100g de manteiga
1 maço de sálvia
1 pitada de noz-moscada
40g de queijo parmesão ralado
40g de queijo pecorino em lascas
Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
Modo de fazer:
Cozinhe o espinafre no vapor.
Refogue a cebola na metade da manteiga até murchar. Escorra o espinafre, esprema e triture com a ponta de faca. Misture com a cebola refogada e transfira para uma tigela grande. Deixe esfriar e adicione a ricota esmigalhada, a farinha peneirada, o parmesão, os ovos, a noz-moscada, o sal e a pimenta. Misture bem até conseguir um composto homogêneo.
Molhe ligeiramente as mãos com água ou passe um pouco de óleo de cozinha para poder moldar a massa em pequenas esferas, do tamanho de nozes, enfarinhando ligeiramente e depositando, uma a uma, em uma forminha de muffins ou tortinhas.
Espalhe por cima os dois queijos e leve ao forno (180º) por cerca de 15 minutos.
Desenforme e sirva quente ou frio, cobrindo com pequenos cubos de tomatinhos frescos.
Rendimento: 4 porções.