A Ponte Preta acabou com um jejum de seis jogos sem vencer e derrotou o Flamengo por 3 a 0, neste domingo, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. A vitória foi merecida pela valentia ponte-pretana diante de um adversário desinteressado. Apesar do resultado, a equipe da casa continua na zona de rebaixamento com 38 pontos, em 17.º lugar. Já os cariocas seguem em posição intermediária, com 49 pontos.

continua após a publicidade

A última vitória do time campineiro havia acontecido no dia 7 de outubro, quando bateu o Juventude por 3 a 1, pela 28ª rodada. A Ponte Preta entrou em campo com uma postura diferente da que adotou nos últimos jogos. Marcando a saída de bola, pressionou o Flamengo até conseguir abrir o placar aos 11 minutos. O lateral-direito Nei cobrou escanteio pela esquerda e o zagueiro Fernando tocou a mão na bola. O árbitro sergipano Antônio Hora Filho assinalou pênalti. Na cobrança, o zagueiro Preto bateu no canto direito sem chances para Bruno.

O gol alterou o panorama da partida. O time da casa recuou e passou a apostar nos contra-ataques. Os cariocas, embora tivessem maior posse de bola, encontravam muitas dificuldades de superar a forte marcação adversária. Além disso, o esquema 3-6-1 não funcionava e a defesa ficava exposta aos contra-ataques da Ponte, que só não ampliou por falta de qualidade técnica.

Quase no final da primeira etapa, o zagueiro Ronaldo Angelim derrubou o atacante Josimar na área e o juiz anotou pênalti novamente para a Ponte. Bruno defendeu duas vezes a cobrança de Preto e em ambas o assistente assinalou que o goleiro se adiantou. Na terceira cobrança, Jailton bateu com categoria, deslocando Bruno, e ampliou aos 50 minutos.

continua após a publicidade

A decisão do árbitro de mandar voltar a cobrança do pênalti por duas vezes, atendendo sinalização do auxiliar, revoltou os jogadores flamenguistas. O meia Renato criticou a atitude da arbitragem. ?Ele disse que não viu o primeiro lance e não viu o segundo. É muita incoerência?, esbravejou. Obina foi incisivo: ?É sacanagem?, afirmou o atacante que ?apanhou? da bola.

Na segunda etapa, o ritmo do jogo caiu drasticamente. A Ponte evitou se expor no ataque, enquanto o Flamengo demonstrava displicência na criação das jogadas. Em uma das poucas oportunidades criadas, o time campineiro chegou ao terceiro gol. Aos 30 minutos, o volante Ricardo Conceição fez belo lançamento para Emerson, que se antecipou à defesa, matou no peito, invadiu a área e tocou na saída do goleiro.

continua após a publicidade

No próximo domingo, a Ponte Preta volta a campo para enfrentar o Fortaleza, no Estádio Presidente Vargas, na capital cearense. Enquanto isso, o Flamengo jogará contra o Figueirense, no sábado no Rio de Janeiro.