A Ponte Preta desperdiçou a chance de sair da zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro ao perder neste sábado (28) para o Botafogo, por 2 a 1, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 31.ª rodada. O time campineiro, após a terceira derrota consecutiva, continua com 33 pontos, em 17.º lugar, enquanto o time carioca segue em alta, já tendo 46 pontos e ocupando a sétima posição.

continua após a publicidade

O jogo começou equilibrado. A Ponte optou pelo esquema 4-4-2, com uma mudança de última hora: o meia Danilo entrou no lugar do experiente Fábio Baiano, vetado nos vestiários com uma contratura muscular. O Botafogo adotou o 3-5-2, sendo prudente no início ao esperar o adversário para sair no contragolpe. E abriu o placar aos 16 minutos, depois do cruzamento da esquerda, que resvalou duas vezes na defesa e sobrou do outro lado para a finalização do zagueiro Rafael Marques. Ficou a impressão de impedimento.

O empate saiu rapidamente. Luís Mário entrou na área pelo lado direito e foi derrubado por trás pelo estabanado Asprilla: pênalti. Na cobrança, o zagueiro Preto deslocou o goleiro Max, aos 18 minutos. Aos 24 minutos, o time carioca ficou sem Diguinho, que antes do jogo sentiu uma infecção intestinal, e acabou substituído por Ale, mas depois de sofrer um choque de cabeça.

O Botafogo continuava mais bem posicionado, marcando forte e na esperando de uma falha do time da casa. Ela surgiu aos 37 minutos, após o choque dos zagueiros Preto e Régis. Reinaldo, entre os adversários, bateu de esquerda, mesmo de fora da área, no canto esquerdo de Jean.

continua após a publicidade

A Ponte voltou mudada para o segundo tempo, com a saída do meia Danilo para a entrada do atacante Marco Brito. E quase empatou aos seis minutos, numa cabeçada de Régis que obrigou Cleiton a salvar em cima da linha. Mas aos poucos o Botafogo controlou o ímpeto dos campineiros, que erravam passes e não ameaçavam o goleiro Max.

Os dois times voltam a campo na próxima quinta-feira. A Ponte Preta vai pegar o líder São Paulo, no Morumbi, enquanto o Botafogo receberá o Internacional, no Maracanã.

continua após a publicidade

Ficha técnica: Ponte Preta 1 x 2 Botafogo

Ponte Preta: Jean; Nei, Preto, Régis e Wellington; Ricardo Conceição, Pituca (Émerson), Almir e Danilo (Marco Brito); Luís Mário e Wanderley (Vélber). Técnico: Wanderley Paiva

Botafogo: Max; Rafael Marques, Juninho e Asprilla; Ruy, Diguinho (Ale), Claiton, Zé Roberto e Júnior César; Wando (Juca) e Reinaldo (William). Técnico: Cuca

Gols: Rafael Marques, aos 16, e Preto, pênalti, aos 18 e Reinaldo, aos 37 minutos do primeiro tempo

Árbitro: Carlos Eugênio Simon (RS)

Cartão amarelo: Asprilla, Júnior César, Ale, Wando, Wanderley, Pituca, Ricardo Conceição

Renda: R$ 25.880,00

Público: 4.582 pagantes

Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP).