Que perigo!

Ponte no Parque Tingui é liberada após passar a manhã em restauração

Foto: Daniel Caron.

A ponte do Parque Tingui, na Rua Professor Dário Garcia, que ficou interditada para o trabalho durante a manhã desta sexta-feira (26), teve o fluxo de veículos liberado novamente. A interdição ocorreu após a reportagem registrar um ônibus da linha Turismo atravessando a estrutura enquanto equipes da prefeitura tampavam o buraco de quase dois metros que surgiu na noite anterior.

Na ocasião, passageiros também ficaram assustados com o forte balanço e o alto rangido das tábuas. Uma equipe da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) fechou a cratera no fim da tarde desta quinta-feira e a Superintendência de Trânsito (Setran) interditou a ponte logo depois para vistoria.

Ainda assim, na manhã desta sexta-feira (26), antes de os trabalhos serem iniciados, motociclistas foram vistos utilizando a ponte lateral, destinada somente para pedestres. Além disso, motoristas que trafegam diariamente pela ponte chegaram a retirar o bloqueio para abrir passagem de veículos para evitar contornar todo o parque. No entanto, o local foi fechado novamente e agentes da Setran seguem na região orientando o trânsito.

Problema antigo

9ca54bd2-c99b-4d64-a0c7-6179dddeda8b

Em outubro de 2017, a reportagem já havia mostrado a situação da ponte e usuários do parque afirmaram que as tábuas soltas e a estrutura precária poderiam cair a qualquer momento. “Salve-se quem puder. É assim que funciona aqui no Tingui”, lamentou, na época, o empresário João Francisco de Souza, de 40 anos.

Ele e outros frequentadores do parque reclamaram à prefeitura, mas nada foi feito para evitar a queda de parte da estrutura. A fenda de quase dois metros de comprimento e mais de um metro de largura abriu na última quarta-feira (24) e foi fechada por funcionários de uma empresa contratada pela SMOP já no dia seguinte.

Solução definitiva

No entanto, a ação é apenas provisória. Em entrevista ao Paraná TV 1.ª Edição, um representante da prefeitura informou que já existe um processo licitatório para a construção de uma nova ponte de madeira no parque. Além disso, ele adiantou que o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) está estudando outra alternativa para local, como uma ponte de concreto ou de metal.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna