O governador Roberto Requião assinou, nesta quarta-feira, decreto que autoriza a criação e funcionamento do primeiro presídio exclusivamente para presos que cumprem pena em regime semi-aberto, no interior do Paraná. A nova unidade prisional denominada Centro de Regime Semi-Aberto, funcionará em anexo a Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (Penitenciária Waldemar Teodoro).

O secretário da Justiça e da Cidadania, Aldo Parzianello, esclarece que a construção do Centro teve custo de R$ 130 mil para o Estado e vai reduzir gastos em operacionalização. “O preso que cumpre o semi-aberto terá a possibilidade de ficar em sua região de origem, próximo a seus familiares e ainda conter despesas na remoção deles para a Colônia Penal Agrícola, na Região Metropolitana de Curitiba”, acrescentou Parzianello. “Entendo que essa política de governo de descentralização contribui sensivelmente no processo de ressocialização do apenado”, conclui.

A nova unidade tem capacidade para 90 presos, e 36 internos da penitenciária já estão aptos à progressão de pena do regime fechado para o semi-aberto. A área onde foi instalado o Centro foi adaptada do antigo prédio administrativo da PEPG.

continua após a publicidade

continua após a publicidade