Patrik Stollarz/AFP
O famoso polvo profeta, Paul, conhecido por acertar seus prognósticos durante o Mundial, ‘vaticinou’ nesta sexta-feira que a Espanha vencerá da Holanda na final de domingo e que o Uruguai perderá para os alemães a disputa pelo terceiro lugar no sábado.
O sistema de previsão foi o usado até agora: duas caixas com as bandeiras dos países em questão, com um mexilhão dentro, e Paul escolhe onde vai comer primeiro, o que resulta no prognóstico.
Entre um palpite e outro trancorreram 45 minutos e o ato foi transmitido ao vivo pelas televisões de vários países.
Em sua primeira previsão, Paul, de origem britânica e residente num aquário de Oberhausen, hesitou uns dez minutos entre o mexilhão do Uruguai e o da Alemanha, mas no outro prognóstico foi mais rápido e ele optou pela caixa com a bandeira espanhola.
“Paul é um especialista das partidas da Alemanha. Vamos ver se também acerta com outras partidas”, afirma um aviso colocado no aquário Sea Life de Oberhausen, onde vive o polvo vive num tanque com 1.500 litros de água.
Nascido em 2008 em Weymouth, no sul da Grã-Bretanha, Paul adivinhou até o momento todas as vitórias da Alemanha na África do Sul-2010 (Austrália, Gana, Inglaterra e Argentina) e as duas derrotas, ante a Sérvia na primeira fase e ante a Espanha, na segunda semifinal.
Esse último prognóstico fez com que sua popularidade caísse no país, pois alguns torcedores mais hostis chegaram a ameaçar em preparar um jantar com ele de prato principal.