Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) estarão atentos aos níveis de poluição sonora emitidos no litoral paranaense durante a temporada de verão 2005/2006. A chamada ?Operação Sossego? tem como objetivo trazer mais tranqüilidade aos veranistas que buscam as praias do litoral paranaense nas férias, e fará o monitoramento das emissões sonoras de todos os balneários, de Guaratuba a Pontal do Sul diariamente.
Diversos estabelecimentos das cidades litorâneas já foram orientados quanto a melhor acomodação acústica e níveis de emissão de ruído permitidos pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). ?Estes limites devem ser respeitados em todos os períodos do dia, para tanto, quatro equipes de técnicos do IAP farão blitzes diárias em diversos locais?, afirmou o presidente do IAP, Rasca Rodrigues.
Além do som alto emitido pelas casas noturnas, restaurantes e bares, outro ponto que será abordado pelos técnicos em suas vistorias é o problema dos carros estacionados à beira-mar com o som alto ligado. ?Estes também serão orientados sobre o nível sonoro permitido e, estando acima do limite recomendado, serão autuados?, disse Rasca.
As autuações podem variar entre R$ 300 e R$ 1.500, mas se houver reincidência na infração o equipamento poderá ser apreendido até que se regularize a situação. Os carros que insistirem em manter o som alto também podem ser apreendidos até que o dono retire o equipamento de som.
Segundo Reginato Grun Bueno, chefe do IAP litoral, a operação já registrou um grande sucesso no ano passado, com a diminuição do ruído exaustivo e com elogios dos moradores que tiveram mais sossego para aproveitar os momentos de lazer. As pessoas que tiverem reclamações e denúncias a fazer sobre a poluição sonora, poderão ligar para o número da ouvidoria do IAP, 0800-643-0304 com atendimento direto ao publico 24 horas por dia.