A fila aumentou

Zucchi e Garcia também estão de olho na vaga no Tribunal de Contas

Nem Durval Amaral (DEM), nem Caíto Quintana (PMDB) os representantes da Assembleia Legislativa na eleição para vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, aberta com a anulação da eleição de Maurício Requião, foram o deputado tucano Nelson Garcia e o pedetista Augustinho Zucchi. Terminado o prazo de inscrições às 18 horas desta terça-feira, 16 pessoas registraram candidatura, incluindo os dois deputados

Quase adversário de Valdir Rossoni (PSDB) na eleição para presidente da Assembleia, Garcia, que retirou a candidatura uma semana antes da escolha da nova mesa disse que, agora, vai até o fim e acredita que ficará com a vaga que, para ele, é da Assembleia.

“Tentei ser presidente da Assembleia, mas não deu. Agora tentarei o Tribunal de Contas. Como o Maurício foi indicação do Executivo, a vaga, agora é de indicação da Assembleia”, disse, comentando o acordo branco entre os poderes para alternar a indicação do conselheiro.

Questionado sobre a candidatura do procurador-geral do Estado, Ivan Bonilha, Garcia disse sequer conhecer o concorrente. “Só sei que é um homem do governo, mas não tenho compromisso nenhum com ele que nem sei quem é. Para mim, agora, a vaga é da Assembleia”, comentou.

Sobre o impasse jurídico acerca da possibilidade de Maurício Requião conseguir, judicialmente, confirmar sua eleição e posse na corte, Garcia discordou da intenção de Rossoni de fazer a eleição ainda este mês e sugeriu mais cautela na condução do processo.

“Acho que a Assembleia deveria levar o processo com mais calma, manter as inscrições abertas, mas realizar a eleição só após a decisão final do Supremo Tribunal Federal (que julga a legalidade da posse de Maurício)”.

Já Zucchi não quis dar muitos detalhes sobre sua estratégia ao se inscrever para a vaga. “Não sei com quem vou concorrer, não sei quando vai ser a eleição, não se nem se vai ter a eleição, pois ainda pode se reverter a decisão na Justiça. Mas, como o prazo ia até às 18h de hoje, estou inscrito. Qualquer cidadão tem o direito de se inscrever, eu fiz”, disse.

Confira a lista dos 16 inscritos

Augustinho Zucchi – deputado estadual

Acir João Cardoso – advogado, membro do Conselho de Desenvolvimento de São José dos Pinhais

Andrey Marzanatti Bornia – professor de direito

Ângela Cássia Costaldello – Procuradora do Ministério Público estadual

Antônio Rudolfo Hanauer – advogado pós-graduado em gestão pública e pastor

Carlos Henrique de Paula Santos –ex-candidato a deputado federal pelo PMDB

Cláudio Augusto Canha – auditor do Tribunal de Constas do Estado

Edson Navarro Tasso – auditor do Tribunal de Contas da União

Fioravanti Chierighini Neto – ex-comicionado do Detran

Gabriel Guy Léger – procurador do Ministério Público de Contas

Ivan Lelis Bonilha – procurador-geral do Estado

Jorge Antônio de Souza – contador do MP

Luiz Antônio Leprevost – ex-diretor do Banestado e do ParanáPrevidência, pai do deputado Ney Leprevost

Nelson Garcia – deputado estadual

Tarso Cabral Violin – advogado

Vorni Rogério Ferreira –bacharel em direito que, em 2008 teve a candidatura rejeitada por só comprovar oito anos de experiência, enquanto a exigência é de 10. Agora, três anos depois, não deverá ter esse problema.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna