Zé Dirceu liga para Osmar Dias e nega veto

O ex-ministro da Casa Civil do governo Lula (PT), José Dirceu, negou para o senador Osmar Dias (PDT) que tenha questionado o grau de confiabilidade do pedetista para uma aliança com o PT no Paraná nas eleições do próximo ano.

Os dois conversaram por telefone, ontem, 29, no dia seguinte à polêmica criada pela divulgação das supostas declarações de Dirceu, durante encontro que teve com sindicalistas ligados ao PT, há uma semana, quando veio a Curitiba participar de um encontro da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

De acordo com Osmar, o ex-ministro admitiu que questionou o fato de o PT estar se aproximando do PDT no Paraná, sem incluir o PMDB nas conversas. Conforme o relato do senador, Dirceu afirmou que, durante a reunião na CUT, avaliou que as negociações não podem ser feitas sem a participação do PMDB, descrito pelo ex-ministro como um aliado de primeira hora do PT.

“Se a afirmação foi essa, não houve agressão a mim e ele está correto. O PMDB sempre foi um aliado do PT e os dois partidos deveriam estar conversando”, afirmou Osmar. Ele considerou o telefonema do ex-ministro como o ponto final desta controvérsia.

“Como eu não vi o ex-ministro dizendo outra coisa que não essa, então, para mim, está resolvido”, disse Osmar. Segundo ele, se ainda paira alguma dúvida, deve ser esclarecida em casa. “Quem deve conversar com o Zé Dirceu é o PT do Paraná”, afirmou.

Osmar disse que não pretende “alimentar” intrigas e levar esse assunto mais para adiante. “Vamos encerrar por aqui”, declarou o senador, afirmando que a participação do PMDB nas conversas deve ser iniciativa do PT.

“Eu não fiz nenhum movimento neste sentido porque sempre considerei que o PMDB está fechado com a candidatura do Pessuti. Mas os membros dos dois partidos conversam”, comentou.

Perguntas

A primeira versão das declarações de Dirceu aos sindicalistas foi que ele teria condenado a aproximação com o PDT, devido ao perfil político do senador Osmar Dias.

Dirceu teria mencionado vínculos de Osmar com o setor de agronegócios e, por meio de perguntas, questionado que compromisso o pedetista poderia ter com as propostas do PT para a agricultura e outros setores.

A conversa entre Osmar e José Dirceu foi mediada pela líder do PT no Senado, Ideli Salvati, e o senador Aloisio Mercadante, líder do bloco de sustentação do governo. O ex-ministro ligou para o senador pedetista a pedido dos dois senadores.

Anteontem, Mercadante divulgou uma nota oficial manifestando confiança no senador paranaense, tido como o nome predileto do presidente Lula para ser o candidato ao governo no Paraná, numa coligação com o PT, para potencializar a candidatura presidencial da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna