Foto: Freddy Pinheiro/SECS |
Yvelise: ?Viva a Escola?. continua após a publicidade |
A nova secretária de Educação Yvelise Arco-Verde, que ontem assumiu a pasta em substituição ao ex-secretário Maurício Requião, eleito conselheiro no Tribunal de Contas do Estado, anunciou novo programa voltado para a formação complementar dos estudantes da rede pública: o ?Viva a Escola?.
Yvelise disse que assumir a nova função é um desafio. ?O Paraná apresentou recentemente dados como o melhor Índice de Educação Básica (Ideb) do Brasil e, quando nós temos a melhor educação do país, o desafio fica maior?, disse.
O Ideb é o indicador criado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a educação básica em todo o país.
Segundo Yvelise, a divulgação do índice em junho passado, no qual o Paraná obteve a primeira colocação, apresentou como resultado uma média das escolas paranaenses, o que demonstra que há escolas com notas melhores e piores. ?Aumentar a média nas escolas que tiveram notas mais baixas é nosso desafio?, afirmou.
Para Yvelise, as políticas públicas universais atendem a todos, mas uma atenção especial aos que mais necessitam é imprescindível. ?Temos que atender de forma diferente aqueles que mais precisam?, explicou a secretária citando o programa Superação, que já é desenvolvido e tem como objetivo auxiliar os colégios que apresentam menores notas no Ideb.
Com relação ao novo programa, o ?Viva a Escola?, Yvelise explicou que ele dará atendimento aos estudantes no horário contrário ao turno em que atualmente freqüentam o ensino regular.
?A idéia é trazer para todas as escolas atividades artísticas, culturais, cientificas, esportivas e mesmo de aprendizagem que nós, no senso comum, chamamos de reforço?, explicou.
O ?Viva a Escola? deve ser implantado no segundo semestre deste ano. De acordo com a nova secretária, muitas vezes o único espaço disponível para o acréscimo na formação pessoal do estudante da escola pública é a própria escola.