Figura de destaque na história política do Paraná e na saúde pública, o médico Walter Alberto Pecoits completou ontem 85 anos. Natural do Rio Grande do Sul e há 50 anos radicado no Paraná, Pecoits foi vereador e prefeito de Francisco Beltrão e também deputado estadual nos anos 60.
Intermediou vários conflitos no Sudoeste paranaense, entre posseiros e madeireiros na década de 50, procurando resgatar os direitos dos primeiros. Foi líder da bancada do antigo PTB e amigo pessoal do presidente João Goulart. Pecoits tinha como uma de suas principais bandeiras a luta pela reforma agrária, que defendeu durante todo o tempo. Após o golpe militar de 64, foi cassado, preso e torturado, chegando a ter um olho vazado por um cano de revólver.
Depois de recuperar os direitos políticos ocupou vários cargos no governo paranaense durante esses anos. Apesar da idade, Walter Pecoits fez campanha para o governador eleito Roberto Requião, a quem elogia com entusiasmo. Confessou ter votado em José Serra (PSDB) por decisão do grupo político que integra, mas considera o presidente eleito Luíz Inácio Lula da Silva (PT) capaz de cumprir as promessas feitas durante a campanha.
Para ele, a eleição deste ano para presidente da República foi uma mudança política profunda no País, que se tornou possível somente com a força do voto.