O candidato à reeleição Beto Richa (PSDB) também apresentou ampla vantagem sobre os demais candidatos à Prefeitura de Curitiba, na pesquisa divulgada ontem, feita pelo Instituto Vox Populi, encomendada pelo Jornal do Estado.
Beto obteve 74% das intenções de voto. Gleisi Hoffmann (PT) também mantém o segundo lugar, ficou com 10% da preferência dos eleitores. Fábio Camargo (PTB) continua na terceira posição com 2%. Brancos e nulos foram 5% e 9% não souberam ou não quiseram opinar.
Os demais candidatos, Carlos Moreira do (PMDB), Bruno Meirinho (PSOL), Ricardo Gomyde (PCdoB), Maurício Furtado (PV) e Lauro Rodrigues (PTdoB) não pontuaram.
A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos. O instituto consultou 800 pessoas entre os dias 8 e 11 de agosto e a pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 2032/2008.
Aliocha Maurício |
---|
Gleisi continua em segundo. |
A pesquisa também quis saber qual o percentual de rejeição dos candidatos, entre os eleitores. Fábio Camargo apresentou o índice mais alto, 14% das pessoas disseram que não votariam no candidato.
Em segundo lugar ficou Gleisi com 13%, depois Moreira com 6%, seguido de Lauro Rodrigues, Ricardo Gomyde e Beto com 4%. Maurício Furtado ficou com 3%, mesmo índice alcançado por brancos e nulos.
O instituto também consultou os eleitores sobre a aprovação dos governos municipal, estadual e federal. Beto Richa obteve 89% de aprovação, enquanto 7% das pessoas disseram não aprovar a administração e 4% não souberam opinar.
O governador Roberto Requião obteve 53% de aprovação e 38% dos eleitores disseram desaprovar seu governo, foi registrado também 9% de pessoas que não souberam avaliar. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu 66% de aprovação, 28% das pessoas desaprovaram e 5% não souberam responder.
Chuniti Kawamura |
---|
Fábio Camargo em terceiro. |
Cascavel
Também foi divulgado ontem o resultado da pesquisa feita pelo Ibope em Cascavel, para o executivo. O atual prefeito, Lisias Tomé (PSC), conquistou apenas 7% das intenções de voto, ficando em quarto lugar na preferência dos eleitores.
Quem ficou em primeiro foi Edgar Bueno (PDT) com 33% das intenções de voto, seguido de Salazar Barreiros (PP) com 28%. Os demais candidatos, Aderbal de Mello (PT), Marlise da Cruz (PV) e Ivanildo da Silva (PSOL) ficaram com apenas 2%.
A consulta aos eleitores foi feita entre os dias 11 e 13, a pedido da Rede Paranaense de Comunicação, e está registrada no TRE. Ontem também deveria ter sido divulgada a pesquisa para a cidade de Maringá, mas o TRE está analisando o pedido do candidato Wilson Quinteiro (PSB), que também quer ser incluído na pesquisa que faz projeção para o segundo turno.