Foto: Allan Costa Pinto/O Estado
René Ariel Dotti, Renato Kanayama, Alberto Machado e o ex-presidente da OAB, Hipólito Xavier, comemoram.

Os advogados do interior do estado fizeram a diferença e elegeram a chapa da situação, XI de Agosto, para mais três anos à frente da seccional paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR). Com mais de 90% dos votos das eleições de ontem apurados, a chapa liderada por Alberto de Paula Machado recebeu 49,9% dos votos, contra 31,9% da chapa OAB Democrática e 18,2% da OAB de Verdade. Mais de 25 mil advogados votaram no pleito.  

continua após a publicidade

Formada por integrantes da diretoria da Subseção de Curitiba, a chapa OAB Democrática até conseguiu equilibrar o pleito entre os advogados da capital. Mas, nas demais 46 subseções, a votação da XI de Agosto foi bastante superior. A totalização dos votos só será anunciada hoje, pois seis subseções ainda não enviaram seus resultados.

Para o presidente eleito da OAB/PR, Alberto de Paula Machado a divisão de votos em Curitiba já era esperada e a estratégia da chapa era garantir a eleição com os votos do interior. ?Cogitávamos, até uma derrota em Curitiba, pela força de nossos concorrentes na capital. Mas acabamos vencendo aqui também e tendo uma votação espetacular na maioria das outras subseções?, comemorou. Para ele, o diferencial da campanha da XI de agosto foi a aposta na integração com os advogados de todo o estado.

Apesar do nível exaltado da campanha, Machado analisou positivamente o embate entre as chapas durante as semanas que antecederam o pleito. ?A disputa esquentou em alguns momentos, mas soubemos contornar. A discussão de idéias e propostas foi muito enriquecedora para o advogado paranaense, que parou para pensar e discutir sua instituição?, disse.

continua após a publicidade

Para o triênio 2007-2009, Alberto disse que a Ordem priorizará a melhora no atendimento ao advogado e na relação entre a entidade e o poder judiciário. ?Iremos investir num diagnóstico do poder judiciário pela visão do advogado. O funcionamento do judiciário me preocupa muito e acredito que o advogado tem muito a contribuir para ajudar a melhorar esse funcionamento?, explicou.

Ao receber os cumprimentos do candidato derrotado pela chapa OAB de Verdade, Elias Mattar Assad, o novo presidente da OAB/PR disse contar com o apoio da oposição para melhorar o atendimento ao advogado do estado. ?Agora não somos mais adversários, somos colegas de profissão preocupados com a situação de nossa classe, toda idéia será bem-vinda?, discursou.

continua após a publicidade

Já para o candidato ao Conselho Seccional pela chapa OAB Democrática, Guilherme de Salles Gonçalves, o fato de metade dos advogados terem votado nas duas chapas de oposição mostra que o debate de idéias deve ser mantido durante os próximos anos na Ordem. Além do presidente, Alberto de Paula Machado equipe que comandará a OAB/PR a partir de primeiro de janeiro tem os seguintes componentes: vice-presidente – Renato Kanayama, secretária geral – Eunice Fumagalli Martins e Scheer, secretário Adjunto – Aramis De Souza Silveira, diretor tesoureiro – Maurício Montanha Teixeira, presidente do Conselho Federal – Manoel Antonio de Oliveira Franco, presidente do Conselho Seccional – Rolf Koerner Junior e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados: Manoel C. Daher.