O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), afirmou nesta noite que ficou para amanhã, às 9 horas, a sessão da Comissão Especial da Câmara que votará o projeto que estabelece o modelo de partilha como sistema de produção do pré-sal.

continua após a publicidade

“Ficou para amanhã as 9”, disse Alves, ao chegar ao Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) para participar de reunião com os governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e do Espírito Santo, Paulo Hartung, com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Alves lembrou que inicialmente a reunião estava marcada para as 19 horas. Mas, como o plenário da Câmara está em obstrução e com Medidas Provisórias (MPs) para votar, o presidente da Comissão, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), decidiu adiar a votação para amanhã.

Partilha

continua após a publicidade

Sobre a reunião com os governadores, Henrique Eduardo Alves disse que, em seu parecer, não vai diminuir a participação dos Estados não produtores para favorecer os produtores. Segundo ele, um eventual aumento da participação dos royalties dos Estados produtores teria que partir de um acordo com a União.

“Nesse caso, a União poderia ceder um pouco de sua participação para os produtores”, disse. Pela proposta do relator, a participação dos Estados e municípios não produtores nos royalties do pré-sal subiria 44%, sendo metade para Estados e metade para os municípios. Hoje o rateio entre todos os Estados e municípios, incluindo os produtores e não produtores, é de 7,5%.

continua após a publicidade