Neste domingo, 2,2 milhões de eleitores paranaenses voltam às urnas para escolher, no segundo turno, os prefeitos de cinco cidades do Estado: Curitiba, Cascavel, Londrina, Maringá e Ponta Grossa. Os eleitores devem comparecer à seção portando o título e documento oficial com foto, entre 8h e 17h. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) orienta os eleitores a priorizarem o período da manhã para a votação para evitar transtornos com filas ou atrasos.

continua após a publicidade

A apuração dos resultados será mais rápida. A expectativa do TRE-PR para Curitiba é que os 1,1 milhão de eleitores conheçam o novo prefeito antes das 18h. Além disso, se a diferença entre os dois candidatos for muito grande, a eleição poderá estar definida às 17h30. A apuração pode ser conferida em tempo real pelo www.parana-online.com.br. A ÓTV, canal 11 da Net Curitiba, vai cobrir as eleições durante todo o dia.

Biometria

Em Curitiba será usado novamente o reconhecimento biométrico, em que os eleitores são identificados pela leitura das impressões digitais. Com o sistema, a duração estimada da votação é de menos de um minuto e caso o reconhecimento não seja imediato, os mesários realizam no máximo 12 tentativas de leitura das digitais antes de optar pelo procedimento convencional.

continua após a publicidade

O eleitor que perdeu o título ou não lembra do local de votação, pode consultá-lo no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – www.tse.jus.br -, no link Título e Local de Votação. Quem não estiver em sua cidade precisa justificar a ausência em qualquer colégio eleitoral, portando o requerimento de justificativa, disponível nos próprios locais de votação ou no site do TSE.