Os três principais candidatos a governador de Mato Grosso votaram hoje pela manhã. A realização ou não de segundo turno no Estado está indefinida. Nas últimas semanas, o candidato e empresário Mauro Mendes (PSB) subiu nas pesquisas, o que sinalizou a possibilidade de haver segundo turno.

continua após a publicidade

O governador Silval Barbosa (PMDB), candidato à reeleição, líder na última pesquisa do Ibope, realizada na semana passada, votou em Matupá (695 quilômetros ao norte de Cuiabá), onde começou a carreira política. Barbosa votou acompanhado do prefeito de Matupá, Fernando Zafonato (DEM), partido que faz parte da coligação do candidato Wilson Santos (PSDB), terceiro colocado nas pesquisas.

Cerca de 23 prefeitos de oposição, dos quais 12 são filiados ao DEM, aderiram à candidatura de Barbosa, que descartou a possibilidade de aliança com o PSDB numa eventual disputa com Mauro Mendes no segundo turno. Já Mauro Mendes, que votou numa zona eleitoral na Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá, afirmou que as alianças para um segundo turno ainda não estão definidas.

O candidato a vice na chapa de Mendes, o empresário do agronegócio Otaviano Pivetta (PDT), não descartou a possibilidade de um acordo com os tucanos. “Não vamos vender a alma, mas também não vamos refugar votos”, disse. O candidato Wilson Santos (PSDB) votou na Escola Estadual Antônio Epaminondas, no bairro Lixeira, em Cuiabá, e afirmou acreditar que vai ao segundo turno. Santos afirmou que caso a disputa ocorra entre Barbosa e Mendes, existe a possibilidade de ele apoiar um dos dois candidatos.

continua após a publicidade

Na manhã de hoje, houve 40 ocorrências de prisões por causa de boca de urna. Um total de 21 urnas eletrônicas foram substituídas por equipamentos de reserva, garantindo a votação 100% eletrônica em todo o Estado.