Virgílio e Jucá batem boca na audiência sobre caso Varig

Um bate-boca entre os senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM) e o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), marcou parte da audiência pública na Comissão de Infra-Estrutura do Senado com a ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Denise Abreu. Virgílio perguntava à diretora sobre por quê o governo teria "perdoado" a dívida de R$ 7 bilhões da Varig, durante o processo de venda à VarigLog e, posteriormente, à Gol. Romero Jucá interrompeu a pergunta do colega, afirmando que não se tratava de um perdão da dívida mas, sim, uma não sucessão desse endividamento aos novos controladores, já que a Varig estava em recuperação judicial.

Conforme Jucá, essa possibilidade havia sido incluída pelo próprio Virgílio na Lei de Falências, durante a tramitação, no Congresso. "Se Vossa Excelência se dedicar sempre a ler os meus textos com atenção, vai deixar de ser do governo e passar para a oposição. Até soube que o senhor foi chamado para ser líder de um eventual futuro governo Obama", brincou Virgílio, referindo-se ao candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, provocando risos na platéia.

A discussão seguida entre os dois senadores se concentrou em uma matéria publicada pela revista Veja, que informa que a TAM teria oferecido mais dinheiro pela Nova Varig e, ainda assim, ela acabou sendo vendida à Gol por uma oferta menor. "Essa é uma questão de negócio empresarial", afirmou Jucá, em tom elevado. "São negócios onde sempre há a figura rosada de Roberto Teixeira", provocou Virgílio, referindo-se ao amigo e compadre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Denise Abreu, em seguida, afirmou desconhecer qualquer razão para que a Gol tenha adquirido a Nova Varig se a TAM supostamente ofereceu mais dinheiro. "Existem muitos boatos no mercado de que se quis privilegiar a proposta da Gol. E digo aqui, aos senhores, que nos pegou de surpresa (ex-diretores da Anac) a participação do advogado Roberto Teixeira também neste negócio. Mas não estou tirando conclusões. Apenas relatando", afirmou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo