O vice-governador Orlando Pessutti participou na noite de terça-feira (6) da sessão solene da Câmara Municipal de Curitiba para comemorar o Dia da Soka Gakkai. A iniciativa do vereador Luiz Ernesto homenageia a associação, de origem nipônica, e promove exposições, intercâmbios com universidades e museus, entre outras atividades nas áreas da educação e cultura.
Pessuti elogiou a filosofia da entidade que tem atravessado fronteiras, despertando nova consciência mundial, baseada no humanismo, esperança, compreensão, respeito mútuo, paz e prosperidade. ?A sabedoria oriental, sem fronteiras, propicia o estreitamento de amizades e da paz?, disse o vice-governador.
Criada em 1930, no Japão, por Tsunessaburo Makiguti, promove valores como a paz e respeito humano, baseados nos ensinamentos budistas de Nitiren Daishonin. No Brasil, a Associação Soka Gakkai Internacional (BSGI) foi fundada em 1960, em São Paulo. Seis anos mais tarde, os ensinamentos chegaram a Curitiba, onde é realizado trabalho de conscientização pela paz, principalmente através do diálogo. E desde 1991, a data faz parte do calendário oficial da capital paranaense.