Foto: Arquivo/O Estado

Derli Donin: ex-prefeito de Toledo é filiado ao PP.

continua após a publicidade

O ex-prefeito de Toledo e engenheiro civil Derli Donin (PP) foi indicado para ser o candidato a vice-governador na chapa do senador Osmar Dias ao governo.

Donin foi escolhido depois de três dias de negociação entre os integrantes da aliança em torno de Osmar, formada pelo PDT/PP/PSB/PDT/PTN/Prona/PMN/PTC e PTdoB.

O presidente estadual do PDT, deputado estadual Augustinho Zucchi, afirmou que a indicação de Donin não foi orientada por critérios geográficos, mas respeitou o vínculo que o senador Osmar Dias mantém com os prefeitos do estado.

A experiência administrativa também contou pontos na escolha. Osmar disse que essa era uma das exigências para ocupar a vaga.

continua após a publicidade

Donin foi prefeito de Toledo em duas gestões (1997-2000 e 2001-2004) e presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop). Antes de ser eleito prefeito, concorreu a deputado estadual em 90.

A indicação de Donin fugiu às previsões de que Osmar procuraria um companheiro de chapa com trânsito na capital e redondezas, onde está localizado o maior colégio eleitoral do estado.

continua após a publicidade

Nessa lógica foram mencionados os nomes de Fani Lerner, que está filiada ao PSB, e do deputado pedetista Luiz Carlos Martins, radialista que está no terceiro mandato na Assembléia Legislativa, e também do vereador Ney Leprevost (PP). Segundo Zucchi, na hora da decisão final, prevaleceu a intenção de Osmar de estreitar suas relações com os prefeitos.

Em nota divulgada pela sua assessoria, Osmar disse que decidiu não levar em consideração a distribuição geográfica da chapa. "Decidimos em conjunto com o PP, que foi o primeiro partido a ingressar na aliança com o PDT para viabilizar a nossa candidatura. Não prevaleceu o critério de que o vice seria escolhido com base na questão geográfica, porque quem pretende ser governador do Paraná tem que ser governador do Paraná inteiro. O critério foi a questão moral – escolhemos uma pessoa que em toda a sua vida pública mostrou a sua idoneidade, o respeito com a população", declarou.

Para o senador, a indicação de Derli é também uma homenagem aos prefeitos. "Tenho uma forte ligação com os prefeitos e queremos desenvolver uma parceria com todos os prefeitos do Paraná, independente de partido. Os prefeitos, conhecendo melhor a realidade de suas comunidades, podem dar uma contribuição muito grande na execução dos programas", disse.

Donin disse que vai participar da formulação do programa de governo desenvolvendo um projeto direcionado às prefeituras. "Os prefeitos se sentem isolados. Hoje, não existe um programa de governo voltado para os prefeitos. "Eu fico honrado pelo senador ter me escolhido para ajudar a apresentar propostas nesta área, aproximando governo e prefeituras. Vamos traduzir esse anseio da população do interior no programa de governo", afirmou o candidato a vice-governador.