Vereadores divulgarão informações sobre cargos

Foi aprovado ontem, em votação na Câmara Municipal de Curitiba, o requerimento feito pela vereadora Renata Bueno (PPS) que solicita informações sobre os cargos comissionados, de carreira e funções gratificadas na Casa.

O objetivo do pedido é verificar quais são os cargos e salários da Câmara, para então avaliar qual seria a melhor atitude a ser tomada para se adequar à Emenda Constitucional 333 (PEC dos vereadores), que reduzirá o orçamento anual de 5% para 4,5% a partir de 2010.

O pedido foi uma resposta da vereadora à iniciativa da mesa diretora de propor corte nos salários dos comissionados para adequar as finanças da Casa. “A aprovação é um sinal importante para a transparência. Além disso poderemos avaliar se o quadro está bem implantado ou se há necessidade de cortes ou remanejamentos”, avaliou a vereadora.

Para ela, a atuação dos vereadores mais novos está trazendo um novo fôlego à Câmara. “Os novos somam muito nessa nova dinâmica da casa, pois estamos mostrando energia. A aprovação do requerimento é um passo para que outras ações que beneficiem a população sejam feitas”, afirmou.

Mas para o presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), o requerimento está sendo feito em vão. “O artigo 204 da Lei Orgânica de Curitiba já nos obriga, em março, a publicar todos os funcionários da Casa, bem como sua lotação”, disse.

De acordo com ele, a Casa irá manter a espera até final de março, para então tomar atitudes em relação à questão. “Se a economia não reagir, teremos que tomar medidas para nos adaptarmos à PEC 333”, avisou. Como a Câmara entra em recesso na próxima semana, os dados requeridos pela vereadora Renata Bueno só serão conhecidos em 2010.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna