A Comissão Especial para Estudos e Sugestões de Melhorias para o Carnaval, presidida pelo vereador Jorge Bernardi (PDT), realizou ontem a primeira reunião depois do recesso, quando foi definido o calendário de atividades. Uma nova reunião já foi marcada para o dia 20, e terá como convidados o presidente da Fundação Cultural, que atualmente coordena o Carnaval de Curitiba, Cassio Chamecki; o ex-vice-prefeito Algaci Túlio, que atuou como presidente da Comissão do Carnaval durante vários anos, e o ex-secretário de Turismo, Adalberto Medeiros, que também comandou o carnaval na cidade.
Para o dia 27 de agosto, ficou definida a realização do seminário “O Carnaval que queremos para Curitiba”. O encontro será aberto ao público e acontecerá na Câmara. Segundo Bernardi, estão convidados as escolas de samba, carnavalescos, ex-secretários de Turismo e ex-presidentes da Fundação Cultural, representantes da Polícia Militar, Guarda Municipal, Diretran e alunos de escolas de belas artes e artes cênicas e faculdades de turismo. O vereador informou que serão distribuídos cerca de 2 mil folders sobre o seminário, que servirão como convites.
Os principais assuntos a serem discutidos abrangerão um novo local para o desfile, patrocínio, organização da festa, aumento do valor da verba para as escolas de samba, gerenciamento destas pela Secretaria de Turismo e Lazer e mudança da lei que dispõe sobre concorrência pública para os patrocínios.
São membros da Comissão Especial, além do presidente, Jorge Bernardi, José Aparecido Alves (PSB), relator, e os vereadores Julieta Reis (PFL), Sabino Picolo (sem partido) e Paulinho Lamarca (PT).