Os gastos da Câmara Municipal de Maringá podem ser acessados no link "prestação de contas" no seguinte endereço: www.cmm.pr.gov.br .
Ali, estão todos as despesas referentes ao mês de março. São dez pedidos de diárias: seis de vereadores e quatro de funcionários. Nove viagens foram feitas para Curitiba e uma para Brasília. No total, foram 19 diárias.
O presidente da Câmara, o vereador John Alves, foi duas vezes para Curitiba em viagens oficiais para atender interesses do legislativo, como consta no site.
Os gastos não ultrapasam seis mil reais; o que equivale 15 mil reais a menos do que as diárias gastas no mesmo período no ano passado. Em março de 2007, foram R$ 20.423 com despesas em diárias.
O vereador Humberto Henrique, que é o autor da lei da transparência, afirma que esta redução é reflexo do maior controle sobre as diárias. Para ele, já valeu a pena, porque além de saber o que cada servidor tem feito, é possível economizar e, assim, investir em outras áreas.
Se os números continuarem seguindo este ritmo, até o fim do ano será gasto cem mil reais, sendo que o orçamento é de R$ 240 mil.