A Câmara Municipal de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, cassou anteontem o mandato do vereador Nelson Silva de Souza (PMDB), conhecido como Nelsão, por quebra de decoro parlamentar. Ele é acusado de ter dado uma cabeçada no rosto do vereador Wilson Andrade (PSB), dentro do plenário, logo após a sessão do dia 21 de março. O advogado do vereador cassado, Guilherme Gonçalves, disse que recorrerá da decisão.

continua após a publicidade

Em licença para tratamento de saúde, Nelsão, que obteve 3.820 votos nas eleições, a maior votação já conseguida por um vereador na cidade, não participou da sessão, que demorou quase 12 horas. Além de vereador, Nelsão é diretor do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, com participação ativa nas assembleias da categoria. O vereador supostamente agredido também não compareceu. A cassação foi decidida por nove votos contra dois.

A suposta cabeçada e o tumulto que se seguiu foram filmados por um cinegrafista amador. Nelsão teria feito acusações contra familiares de Andrade e este respondeu com denúncias contra um assessor de imprensa do acusador. Depois disso teria havido a agressão que o vereador cassado nega. Ele sustenta que é alvo de perseguição, devido a denúncias que vinha fazendo contra a gestão da Câmara. O advogado disse que pedirá à Justiça a anulação da sessão e a restituição do mandato em caráter liminar. O suplente é Airton Roberto Vaz da Silva (PMDB), que recebeu 1.171 votos.

continua após a publicidade