Venezuela autoriza pouso de avião da FAB com comitiva de senadores

O ministro da Defesa, Jaques Wagner, comunicou nesta terça-feira, 17, ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que a Venezuela autorizou o sobrevoo e o pouso de uma comitiva de senadores brasileiros em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), na próxima quinta-feira (18). Também participaram da reunião os senadores tucanos Aécio Neves (MG) e Aloysio Nunes (SP), que estão organizando a viagem.

“Como eu disse mais cedo, (o pedido) não havia sido negado. Simplesmente não havia sido respondido e eu estava trabalhando para mostrar (à Venezuela) que era melhor que os senadores chegassem num avião oficial do Brasil”, disse Wagner.

Segundo os senadores tucanos, a viagem será um gesto de solidariedade aos oposicionistas ao governo de Nicolás Maduro que estão presos no país vizinho. O ministro da Defesa disse, porém, que as autoridades venezuelanas não permitir visitas aos presos.

Desde segunda-feira, 15, a oposição alimentava a tese de que a falta de resposta da Venezuela era, na verdade, uma negativa do pedido feito pelo ministro da Defesa. Após o comunicado do ministro da Defesa, Aécio comemorou a decisão. “Nós achamos que foi uma decisão acertada tanto do governo brasileiro quanto do governo venezuelano”, disse.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna