Foto: João de Noronha/O Estado |
Corregedor Asfor Rocha: mais eficiência no segundo turno. continua após a publicidade |
O resultado das eleições para a Presidência da República e para o gverno do estado, que ocorrem no próximo domingo, dia 29, pode sair por volta das 21h, quatro horas após o fechamento das sessões eleitorais. A afirmação é do corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cesar Asfor Rocha, que esteve ontem em Curitiba, visitando o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).
?A expectativa é que até as 21h tenhamos mais de 90% das urnas apuradas e que já possamos anunciar os resultados das eleições?, disse. Rocha foi acompanhado em sua visita pelo presidente do TRE-PR, o desembargador Clotário de Macedo Portugal Neto. Segundo o corregedor-geral, pode haver algumas dificuldades para que a totalidade das urnas não sejam apuradas até o horário previsto. ?Eventualmente algumas urnas poderão apresentar algum tipo de problema, já que são mais de 300 mil. Porém, mesmo que a apuração não aconteça de forma integral, já se poderá saber quem serão o novo presidente da República e os governadores dos estados?, disse.
O corregedor-geral comemorou também a organização do processo eleitoral do primeiro turno, ressaltando a competência e a rapidez com que se conseguiu divulgar os resultados. ?Em menos de cinco horas apresentamos os resultados, sem questionamentos dos candidatos. Isso nos dá a certeza da eficiência do processo eleitoral?, afirmou, lembrando que o número de eleitores brasileiros é de quase 126 milhões de eleitores.
Rocha afirmou que no dia das eleições, a Justiça Eleitoral fará uma fiscalização rigorosa em todo o país. ?Teremos tolerância zero para evitar que hajam atos que possam macular o resultado do pleito?, declarou. Segundo ele, já no primeiro turno a Justiça Eleitoral foi bastante rigorosa e muitos candidatos foram penalizados por abuso de poder político e econômico.
Rocha está fazendo visitas aos TREs dos dez estados que terão eleição de segundo turno para governador. Além do Paraná, os Estados que já receberam visita do corregedor-geral são Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. Depois de passar pelo Paraná na tarde ontem, Rocha foi para o Rio Grande do Sul. Ele deve terminar as visitas hoje, quando será recebido pelos representantes do TRE do Rio de Janeiro. ?O propósito tem sido de suprir as deficiências e corrigir falhas. No segundo turno, queremos ter mais eficiência?, afirmou. Segundo Rocha, não houve problemas no Paraná que precisassem ser corrigidos.
Conforme dados do TRE-PR, o País tem também 3.073 Zonas Eleitorais, 380.945 seções eleitorais nos 5.565 municípios. São 91.037 locais de votação mais 207 no exterior, o que dá 91.244 locais.
Amanhã, funcionários dos Correios devem começar os procedimentos para transportar as urnas eletrônicas aos 5.741 locais de votação no Paraná. Em Curitiba, os veículos dos Correios serão carregados na sexta-feira à tarde, 27, na sede do TRE-PR. Eles receberão as urnas das 3.375 seções da capital, que serão levadas no sábado pela manhã para 392 diferentes localidades.
Segundo o TRE, o Paraná tem 7.121.257 eleitores, dos quais 2.055.535 são de Curitiba e região metropolitana. Assim como no primeiro turno, na capital vão trabalhar 16.875 mesários nas 3.375 seções eleitorais. E no interior, deverão ser 80.812 mesários nas 20.203 seções eleitorais, o que dá um total de 97.687 mesários em todo o estado.