Vencedor do primeiro turno sai até meia-noite do dia 1º

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estima que até as 24 horas de domingo, dia 1.º de outubro, o eleitor do Paraná já terá conhecimento dos nomes dos 54 deputados estaduais eleitos, dos trinta deputados federais, senador e de quem obteve mais votos para governador e presidente da República, no Estado. A previsão é que até este horário, todos os votos do Estado estejam apurados.

Na eleição de 2002, quando as eleições também foram gerais, às 23 horas, 98% dos votos já estavam apurados, permitindo ao eleitor saber quem tinha sido eleito ou não. Isto porque o que restou dos votos, que foram sendo apurados depois desta hora, não interferiram no resultado final.

O calendário eleitoral estabelecia a data de hoje, 20, como o último dia para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgar todos os pedidos de impugnação de candidaturas. Entretanto, a assessoria do TSE informou que, desta vez, não foi possível cumprir o prazo. De acordo com a assessoria, os tribunais regionais eleitorais continuam encaminhando processos e não há como prever a data da conclusão dos julgamentos. Até ontem, havia noventa recursos à espera de julgamento no TSE.

O resultado parcial do levantamento feito junto aos 27 tribunais regionais sobre o número de candidaturas negadas, mostra que, até o momento, dos 20.732 pedidos de registro de candidatura, 1.671 (8% do total), foram indeferidos (negados). O número é oito vezes maior que os 207 registros negados em 2002. E 167 vezes maior que em 1998, quando apenas dez registros foram indeferidos pela Justiça Eleitoral.

Os cinco estados em que houve o maior número de registros negados até o momento foram São Paulo (376), Rio de Janeiro (209), Minas Gerais (119), Maranhão (102), Pará (92) e, empatados, Acre e Pernambuco, com 73.

Como votar

Nesta eleição, o voto completo, em todas as chapas, corresponde à digitação de, no mínimo, 21 teclas da urna eletrônica. A Justiça Eleitoral calcula que o eleitor irá levar, em média, quarenta segundos para concluir a votação. É o mesmo tempo já previsto e constatado nas eleições de 2002. Este ano, o eleitor terá que escolher seus candidatos para a Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa, Senador, Governador e Presidente da República.

O eleitor votará primeiro nos candidatos a deputado federal, cuja identificação é feita por quatro algarismos. O segundo cargo a ser escolhido é o de deputado estadual ou distrital, com cinco números. Depois é a vez de eleger o senador, representado por três dígitos. A quarta escolha é para governador e, por fim, para presidente da República. Para esses cargos, o eleitor digita os dois algarismos que correspondem ao partido do candidato.

Prazo

O eleitor tem até amanhã, 21, para requerer a segunda via do título de eleitor antes da eleição do próximo dia 1º. Conforme informações divulgadas ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o eleitor que perdeu o título eleitoral e quiser pedir a segunda via desse documento, precisa comparecer ao Cartório Eleitoral levando o documento oficial de identidade. O título é entregue na hora.

Para votar, entretanto, o eleitor não precisa do título de eleitor. A apresentação não é obrigatória e o cidadão, no momento da votação, pode se identificar por meio de um outro documento, desde que possua uma fotografia. A identificação é feita junto à seção eleitoral onde o eleitor está inscrito.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo