O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Velloso afirmou que o presidente Michel Temer terá uma “responsabilidade muito grande” em escolher o sucessor do ministro Teori Zavascki, morto em acidente de avião na tarde desta quinta-feira, 19.

continua após a publicidade

Isto porque o substituto de Teori “herdará” todas as ações da Operação Lava Jato na Corte. Segundo Velloso, as ações ficarão “aguardando” o sucessor ser designado pelo presidente, exceto em casos urgentes, que poderiam ser analisados por um dos outros dez ministros.

continua após a publicidade

“Teori era um grande juiz. Um ministro do Supremo tem que ter certas características, uma delas é o recato, e Teori era uma pessoa ideal, recatado, discreto, alheio aos holofotes, então eu acho que realmente o presidente Temer vai ter uma grande responsabilidade em encontrar um sucessor à altura de Teori. Ele era um homem preparado, de conduta ilibada. Um grande ministro precisa ser sucedido por um grande ministro. E esse sucessor vai herdar todas essas ações da Lava Jato”, disse Velloso.