O presidente estadual do PSDB, Valdir Rossoni, convidou oficialmente nesta quinta-feira o ex-deputado federal para ser o secretário geral do partido no Paraná. O novo diretório estadual será eleito no próximo domingo, 17, em convenção no Hotel Bourbon, em Curitiba. Gustavo responderá nesta sexta-feira a Rossoni se aceita a posição na executiva.
Se Gustavo concordar, será um claro sinal sobre sua permanência no partido. Ele irá dividir o comando da executiva com o governador Beto Richa, que assume a presidência do PSDB no lugar de Rossoni. O deputado tucano irá ocupar a vice-presidência.
E é justamente de Beto que depende a decisão de Gustavo. Ele ainda não ouviu do governador do Paraná a resposta ao seu pedido de apoio para disputar a prefeitura de Curitiba nas eleições do próximo ano. E enquanto Beto não diz o que Gustavo gostaria de ouvir, convites de outros partidos vão chegando para o ex-deputado tucano.
O PDT, PMDB, PPS, PSD, PV e PSC já conversaram com Gustavo. À exceção do PMDB, onde o senador Roberto Requião não vê sua volta com bons olhos, todos os demais partidos oferecem uma candidatura a prefeito a Gustavo.
Embora a oferta de um cargo importante na executiva estadual ao ex-deputado tucano seja uma jogada habilidosa de Rossoni, o convite pode esbarrar justamente no projeto eleitoral do próximo ano. Assumir a secretaria geral do PSDB daria visibilidade a Gustavo no plano estadual, já que a tarefa exige contato constante com os diretórios municipais do interior.
Mas o que Gustavo quer é projeção local e para isso, por mais importante que seja a secretaria geral do partido, seria muito mais bem vindo para o ex-deputado um convite para ser o presidente do diretório tucano em Curitiba. Se Gustavo estivesse interessado em ocupar espaço no plano estadual, teria aceito compor o secretariado do governador Beto Richa.
Nova composição
Além do governador e de Rossoni, também vão compor a executiva o líder do governo na Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, e o deputado federal Alfredo Kaefer, como segundo vice-presidente. Outros deputados federais tucanos também vão compor o diretório como vogais.