Vaccarezza diz que não existe fragilidade na base aliada

O líder do governo federal na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza (PT-SP), negou hoje que a base aliada seja frágil e minimizou a crise enfrentada ontem, diante do impasse na votação do Código Florestal. “Se alguém está frágil, não é a base do governo”, disse, após participar de debate nesta manhã, promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio).

“O que eu tenho visto é que até agora o governo federal aprovou todas as questões que sejam de seu interesse”, disse Vaccarezza. O petista reconheceu, contudo, que o imbróglio pode afetar as negociações com a oposição. “A oposição já fez uma declaração de guerra ao governo, mas nós não vamos aceitar”.

A votação do Código Florestal deflagrou ontem na Câmara uma celeuma na base aliada da presidente Dilma Rousseff. O governo federal interferiu no adiamento da votação, o que gerou insatisfação entre lideranças de siglas que apoiam o Palácio do Planalto. O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), por exemplo, prometeu à bancada que nada será votado enquanto não for resolvido o impasse em torno do tema.

Vaccarezza afirmou hoje que irá procurar o PMDB para discutir o Código Florestal, mas ressaltou que o governo federal tem posição consolidada sobre a iniciativa. “Nós vamos discutir com calma, mas vamos votar o Código Florestal”, garantiu. “O governo federal quer uma posição equilibrada, que garanta o meio ambiente e a agricultura”.

O parlamentar minimizou ainda as declarações acaloradas de alguns colegas ontem. “Aquele momento foi muito emocional, porque a maioria queria votar”, afirmou Vaccarezza, destacando que o governo federal entendeu que a votação naquele momento poderia dar vazão a teses condenadas pela população. “Nós não vamos consolidar todas as áreas que foram desmatadas, não dá para fazer isso”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna