Com a abertura do novo prazo para registro de candidaturas à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas aberta com a anulação da eleição de Maurício Requião para o cargo, oito novos candidatos já se inscreveram para o pleito. O prazo vai até segunda-feira e o deputado estadual Caíto Quintana (PMDB) ainda analisa se será ou não candidato. Se ceder ao apelo da bancada peemedebista, Caíto será o 23º candidato à disputa.
Até esta quarta-feira, inscreveram-se, no novo prazo, o funcionário público municipal Waldemar José Teodoro, o economista e jornalista José Carlos de Almeida Formighieri, o consultor de Recursos Humanos Ermari Zanini, a servidora pública de Balsa Nova Josimari Stanski, o engenheiro Carlos Roberto Pereira, o professor da rede estadual Adriano Toledo Pereira, a professora da rede estadual Sheila Marize Toledo Pereira, Maria Ofélia de Andrade Toledo e Juarez Alfredo Toledo.
Aliados do governo Beto Richa que trabalham pela candidatura do procurador-geral do Estado, Ivan Bonilha, viram o inchaço de candidatos como uma estratégia do PMDB para alongar o processo dentro da Comissão Especial que conduz a eleição, dando mais tempo para que Maurício Requião tente reverter seu impedimento de assumir a vaga de conselheiro.
Apesar de não ter conseguido liminar suspendendo a anulação de sua eleição no Tribunal de Justiça, Maurício ainda aguarda decisão do Supremo Tribunal Federal que pode reconduzi-lo ao cargo. Assim, quanto mais demorar a nova eleição, mais tempo Maurício tem para que seu recurso seja julgado. Como a comissão tem que ouvir, um a um, todos os candidatos, um maior número de concorrentes aumenta o período de sabatinas, atrasando a votação.
Nesta quarta-feira, a Comissão Especial constituída na Assembleia Legislativa para coordenar o processo de eleição do novo conselheiro encerrou a primeira etapa de sabatinas dos candidatos. Foram ouvidos o deputado Nelson Garcia (PSDB), o bacharel em Direito Vorni Rogério Ferreira, que pleiteia o cargo pela segunda vez, e o advogado Tarso Cabral Violin, estreante na disputa.
Dos 16 primeiros inscritos, 13 passaram pela sabatina. Dois desistiram de concorrer e um não compareceu porque está em viagem ao Exterior e não chegou a ser notificado sobre o agendamento das sabatinas. Segundo o presidente da Comissão, deputado Élio Rusch (DEM), a segunda etapa das oitivas começa no dia 14 de junho.