As convenções partidárias marcadas para hoje, último dia previsto no calendário eleitoral, deverão fechar um quadro de sete candidatos na disputa pela prefeitura de Curitiba nas eleições de outubro. Neste sábado serão homologados os nomes de Luciano Ducci (PSB), que vai tentar a reeleição, do deputado federal Ratinho Jr. (PSC), em sua primeira candidatura majoritária, e da funcionária pública estadual Alzimara Bacellar (PPL), estreante. Os outros concorrentes já confirmados são Gustavo Fruet (PDT), Rafael Greca (PMDB), Bruno Meirinho (PSOL) e Avanilson Araújo (PSTU).
O atual prefeito fará maratona para participar de quatro convenções – PPS, PSB/PSDB/DEM/PRB, PRP e PSDC -que definem também as chapas completas de candidatos à Câmara de Curitiba. Ontem e anteontem, mais três partidos formalizaram apoio a Ducci: PMN, PTN e PHS. As 15 siglas coligadas devem lançar entre 494 e 513 candidatos a vereador: PTB, PP, PSL, PRP, PSDC lançam chapas de 57 candidatos cada um. PTC e PTN se aliaram e terão 76 concorrentes. PSB, PSDB, DEM e PRB apresentam chapa única com 76 postulantes. Ainda estão indefinidos sobre a coligação na disputa proporcional: PSD, PMN, PHS e PPS. Este último, que emplacou o deputado federal Rubens Bueno como vice de Ducci e retirou a candidatura de Renata Bueno à prefeitura, tem cerca de 70 pré-candidatos a vereador.
Vice
Já a convenção do PSC vai homologar Ratinho Jr. e anunciar o vice. Entre os nomes cotados para vaga estão a professora universitária Elza Campos (PCdoB); o empresário Lúcio Cioni, presidente municipal do PR; e, filiados ao PSC, o empresário Marcos Domakoski; o médico geneticista e professor universitário Rui Pilotto; o engenheiro civil Antonio Borges dos Reis; e o arquiteto Ricardo Mesquita. Mas, o vice pode não ser nenhum destes, já que ontem outros nomes estavam em discussão. Para a Câmara, a legenda tem 126 nomes. As convenções do PCdoB e PTdoB vão definir pelo apoio a Ratinho, que já está aliançado com o PR.