A TV Iguaçu – Canal 4 está se propondo a realizar um debate entre os pré-candidatos ao governo do Estado, no dia 22 de junho.
Se todos aceitarem, o eleitor vai quebrar um jejum de debates que já dura quase oito anos, já que o último confronto na TV entre os candidatos ao governo foi realizado em 1994. Os pré-candidatos do PMDB, senador Roberto Requião; do PT, deputado Padre Roque; e do PFL, Rafael Greca, já concordaram em participar do debate. O senador Álvaro Dias, pré-candidato do PDT; e o vice-prefeito de Curitiba e pré-candidato do PSDB, Beto Richa, ficaram de dar uma resposta à emissora.
A Rede Paranaense de Comunicação – Canal 12 já encaminhou correspondência às direções dos partidos oferecendo uma data para reunir os candidatos. A emissora reservou o dia 2 de outubro (quatro dias antes da eleição) para a realização do encontro.
O último debate entre os candidatos ao governo foi realizado no início da campanha de 1994. Em 1998, o governador Jaime Lerner não se dispôs a participar do confronto com seus adversários. Na disputa para a Prefeitura de Curitiba, não foram realizados debates em 1992 e 1996. Na disputa de 2000, os dois candidatos que foram para o 2º turno, o prefeito Cassio Taniguchi (PFL) e o deputado estadual Angelo Vanhoni (PT) concordaram em comparar seus projetos na TV.
A lei eleitoral determina que todos os postulantes aos cargos majoritários – sejam de grandes ou de pequenos partidos – devem ser convidados a participar dos debates que precedem a eleição. O excessivo número de candidatos no primeiro turno também foi fator que dificultou a realização de debates já que todos devem participar de um mesmo programa, ou, mediante um prévio acordo entre todos os partidos, podem ser separados em duas etapas. A recusa ao convite por parte de um ou mais candidatos deve ser feita por escrito a emissora promotora do encontro Porém não inviabiliza a confrontação das propostas eleitorais através dos meios de comunicação.