Curitiba inicia 2005 sob nova administração: tomam posse neste sábado, às 16h, na Câmara Municipal, o prefeito eleito Beto Richa (PSDB) e seu vice Luciano Ducci (PSB). A solenidade vai marcar também a posse dos vereadores eleitos no dia 3 de outubro.
Para prestigiar o apoio que receberam das associações de taxistas de Curitiba durante a campanha, Richa e Ducci escolheram o táxi como meio de transporte para se deslocar até o Palácio Rio Branco. Depois da cerimônia, eles também serão conduzidos pelos taxistas até o Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura, no Centro Cívico, onde será feita a transmissão do cargo de prefeito.
Ao ar livre
O pátio da Prefeitura já está preparado para sediar a festa popular que acontecerá depois da posse. Foram erguidas tendas para receber os participantes. Num dos palcos, a partir das 18 horas, Beto Richa dará posse à sua equipe de secretários municipais. No outro, artistas locais e bandas que participaram da campanha vão animar a comemoração, entre eles "Lê Figarro".
A comemoração é aberta a toda comunidade. Foram convidados líderes comunitários, associações de classe, entidades religiosas, representantes dos 100 núcleos de base do PSDB e de todos os partidos que fizeram parte da coligação "Curitiba Melhor pra Você". "Queremos uma comemoração aberta porque nossa administração será acessível e participativa. Desde o primeiro dia, vamos estar próximos dos curitibanos como sempre estivemos", afirma o prefeito eleito.
Primeiras medidas
Já na cerimônia de posse dos novos secretários, Beto Richa vai anunciar as primeiras medidas de sua gestão. Ele vai apresentar o Plano de Ação para os primeiros 180 dias de governo, com os princípios fundamentais que vão nortear a gestão e as metas nas áreas de desenvolvimento social; infra-estrutura, urbanismo e meio ambiente; trabalho e desenvolvimento econômico.
O prefeito vai nomear o vice Luciano Ducci como coordenador de execução do Plano de Governo e assinar o decreto municipal que prorroga o prazo para pagamento do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) com o desconto de 20% para quitação à vista. O prazo inicial do dia 3 de janeiro será prorrogado para o dia 21 de janeiro.
O novo prefeito também vai anunciar oficialmente a criação da Secretaria Extraordinária de Turismo, que será dirigida pelo economista Luiz Carlos de Carvalho.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)